6 aplicativos para você aprender a programar
Aprenda a ser um programador por conta própria com a ajuda destes aplicativos
Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2014 às 08h31.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h58.
A Code School é uma ferramenta online paga que conta com mais de um milhão de usuários interessados em aprender mais sobre programação e desenvolvimento. Agora também disponível para iOS, a Code School oferece mais de 40 cursos em inlgês de assuntos como JavaScript, HMTL/CSS, Ruby e Rails, Git e até iOS. O programa ainda traz a opção do usuário baixar os vídeos no seu celular para assistir às aulas mesmo se estiver offline. Os primeiros vídeos de alguns cursos são gratuitos, para que o usuário possa ter uma prévia do conteúdo e depois decidir se irá se tornar um assinante do conteúdo da Code School. O preço da assinatura é de 29 dólares por mês.
A Solo Learn é uma startup americana que oferece para seus usuários vários aplicativos gratuitos com cursos de programação, design web, fotografia, entre outros tópicos. Os cursos são compostos por aulas e vários quizzes que o usuário deve responder. Conforme o usuário acertar as respostas, ele receberá pontos que ajudam a medir seu desempenho e permitem a comparação dos resultados com os de outros usuários. Os aplicativos da Solo Learn são todos em inglês e estão disponíveis para Android e Windows Phone.
Codecademy: Hour of Code é um aplicativo para iOS capaz de introduzir o usuário a conceitos básicos de programação, como a estrutura básica do código, por exemplo. Para começar a usar o aplicativo, o usuário precisa apenas abrir o programa e selecionar a lição que quer aprender. Não é necessária a criação de nenhuma conta ou perfil. E caso o usuário se interesse, poderá acessar a versão para navegador do Codecademy e começar a escrever nela seus próprios programas e apps. O curso do aplicativo é gratuito, e embora alguns botões estejam traduzidos para o português, todas as lições presentes no app estão em inglês.
Com mais de 1,5 milhão de usuários, o Udacity é um aplicativo que oferece aulas gratuitas em inglês sobre criptografia, design de programas, desenvolvimento de aplicativos para Android, introdução em HTML e CSS, entre outros. São mais de 40 opções de cursos para o usuário escolher, e ao selecionar um curso, o usuário verá uma pequena descrição do programa das aulas e os dados do seu instrutor. A partir daí, o usuário poderá começar seu curso que conta com aulas em vídeos e anotações em texto feitas pelos instrutores. O Udacity é um aplicativo gratuito e todos os cursos que ele oferece podem ser conferidos sem que o usuário tenha que pagar nada. No entanto, alguns recursos interessantes, como o feedback do instrutor ou até um certificado de conclusão, exigem que o usuário pague uma taxa de quase 200 dólares por mês.
O Udemy é uma ferramenta online com cursos pagos que vão de programação e desenvolvimento web a até ioga e lições de violão. Os cursos possuem aulas em vídeo e textos escritos pelos professores para o usuário ler. Uma das melhores ferramentas do Udemy é a possibilidade do usuário salvar o conteúdo no aparelho para conferir as aulas mesmo sem acesso à internet. Cada curso é comprado individualmente e os preços variam bastante.
O RoboMind é um jogo que pretende ensinar os básicos de programação para leigos. No jogo, o usuário controla um pequeno robô utilizando linhas de comando. Por exemplo, para fazê-lo andar, é preciso digitar andarFrente. Para virar o robô para a esquerda, virarEsquerda, e assim por diante. É preciso ficar atento também às variáveis, como paredes à frente, caminho de cor diferente (um rastro branco, por exemplo), entre outras, Há, no RoboMind, alguns modelos de fases e comandos para o usuário testar. Eles podem ser acessados clicando no botão redondo, no canto superior esquerdo, e em Abrir, e são ótimos para ter uma ideia de como o programa funciona. Depois de aprender um pouco, dá até para arriscar programar as funções do robozinho. O jogo é gratuito apenas para uso pessoal, mas há versões pagas que podem ser usadas em escolas, por exemplo.