51% dos executivos de dados do Brasil apostam em IA, diz estudo da IBM
O levantamento mostra que apesar da presença da IA no dia a dia das companhias, ela ainda não é usada amplamente para automatizar as tomadas de decisões
Repórter
Publicado em 25 de abril de 2023 às 17h43.
Última atualização em 25 de abril de 2023 às 18h57.
A pesquisa "CDO Study 2023", que consulta executivos nos cargos de Chief Data Officers (CDOs) nos principais mercados da IBM , revelou que mais da metade (51%) dos CDOs brasileiros está utilizando inteligência artificial e dados paratomar decisões melhores e mais rápidas.
No entanto,apenas 22% desses profissionais estão usando IA para automatizar a tomada de decisões. A pesquisa também destacou que 48% dos CDOs brasileiros alinham sua estratégia de gerenciamento de dados com a transformação digital das empresas.
- SP registra no trimestre maior número de mortes no trânsito dos últimos sete anos
- Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 50 milhões
- A Unipar quer liderar a expansão do saneamento básico no Brasil
- Grupo SLC compra nove lojas John Deere no Sul e cresce em máquinas
- TikTok, Twitter, Meta, Google, Amazon têm 4 meses para se adequar a novo regulamento da UE
- BuzzFeed News vai encerrar suas atividades nos EUA
O CDO é um cargo criado para ser um agente de mudança nas empresas, com o objetivo de capacitar e divulgar o valor dos dados para as organizações.
“Estamos vivendo um cenário latente que traz um panorama de como IA e dados são peças fundamentais na transformação digital das empresas. E é justamente neste contexto que o CDO, embora seja uma função relativamente nova aqui no Brasil e na América Latina, está cada vez mais à frente dos negócios. Isso acontece, em primeiro lugar, porque temos mais dados para analisá-los, avaliá-los e extrair conhecimento. E segundo, a importância dele está justamente devido à necessidade de governar e regulamentar esses dados”, explica Joaquim Campos, vice-presidente de Automação, Dados e IA da IBM América Latina.
Esses profissionais não só precisam entender as necessidades estratégicas do negócio mas também implementar um planejamento de dados para ajudar os líderes a alcançar objetivos mais rapidamente e utilizar os dados como uma vantagem competitiva.
A pesquisa também revelou que os executivos de dados brasileiros consideram a Internet das Coisas (60%), Nuvem Híbrida (48%) e IA e Machine Learning (33%) como as melhores tecnologias capazes de revelar o valor dos dados.
O estudo foi realizado com 3 mil CDOs em todo o mundo, incluindo países da América Latina, como México, Chile e Colômbia.
Confira mais alguns insights importantes do Brasil
- 82% dos CDOs brasileiros indicam que garantir a segurança dos dados é a responsabilidade mais importante de sua função.
- 48% dos executivos pesquisados concordam que suas organizações estão totalmente em conformidade com a legislação e os padrões de dados.
- Apenas 23% dos pesquisados no Brasil apontam resultados completos e explicáveis como uma característica importante de sua arquitetura de dados.
E alguns percentuais mais relevantes da América Latina
- 76% destes líderes na América Latina têm parceiros de ecossistema extremamente comprometidos com sua estratégia de dados.
- 59% dos CDOs têm limites claramente definidos para a tomada de decisão automatizada.
- Apenas 41% apontam resultados completos e explicáveis como uma característica importante de sua arquitetura de dados na América Latina como um todo.