São Paulo — O próximo grande produto da Apple poderá ser um relógio de pulso inteligente, que vem sendo chamado de iWatch. Ele deverá rodar o sistema iOS, do iPhone, e trabalhar conectado a outros produtos da empresa via Bluetooth. Se Tim Cook e sua turma precisarem de inspiração, podem dar uma olhada nos relógios inteligentes criados por outras empresas. Veja cinco deles, compatíveis com iPhone e smartphones com Android, nas próximas páginas.
Lançado como um projeto no site de financiamento coletivo Kickstarter, o Pebble é compatível com Android e iPhone. Ele permite controlar a música tocada no smartphone, ver mensagens, receber alertas e consultar informações. A tela e-paper consome pouca energia, permitindo que a bateria aguente uma semana sem recarga. O relógio é à prova da d’água e tem acelerômetro para reconhecimento de gestos. Custa 150 dólares nos Estados Unidos.
O Cookoo também surgiu como um projeto no Kickstarter. Compatível apenas com iPhone e iPad, ele tem um mostrador analógico onde ícones avisam sobre chamadas telefônicas, mensagens de texto e compromissos. Também alerta quando o usuário se afasta do iPhone e quando a bateria do smartphone está fraca, além de servir como controle remoto para a câmera do dispositivo. Segundo o fabricante, sua bateria descartável dura um ano e pode ser substituída pelo próprio usuário. Custa 130 dólares nos EUA.
O Martian combina um relógio convencional, mecânico, com funções de viva voz via Bluetooth. Funciona com iPhone e Android. O usuário pode atender a uma chamada telefônica falando ao relógio. Também pode iniciar uma ligação por meio da assistente falante Siri do iPhone. Segundo o fabricante, uma carga da bateria é suficiente para 7 dias em espera ou 2 horas falando. Custa desde 250 dólares e deve começar a ser entregue em março.
O SmartWatch, da Sony, permite ler e-mails, mensagens de texto, atualizações de redes sociais, previsão do tempo e notificações recebidas de um smartphone com Android. A tela colorida é sensível ao toque e existem apps específicos para ser instalados nele, incluindo jogos. Também funciona como controle remoto para o player de música e para câmera no smartphone. O SmartWatch pode ser removido da pulseira e preso a um objeto qualquer por meio de uma presilha. Custa 599 reais.
Desenvolvido na Itália, o I’m Watch é o relógio inteligente com o design mais refinado e também o mais caro. Seu preço vai de 799 a 40.999 reais (um dos modelos tem diamantes incrustados). O I’m Watch possui tela colorida sensível ao toque e funciona com iPhone e Android. Tem viva voz e exibe mensagens, e-mail, compromissos e atualizações de redes sociais, além de avisar quando a pessoa se afasta do smartphone. O usuário ainda pode instalar apps que incorporam mais funções.
Ferramenta que permite navegar visualmente pelo mundo tornou-se peça-chave na investigação de um caso de homicídio em Tajueco, um pequeno município espanhol com apenas 56 habitantes