5 imitações inspiradas nos produtos da Apple
Veja algumas tentativas frustradas de imitar os gadgets de uma das empresas mais valiosas do planeta
Da Redação
Publicado em 19 de julho de 2012 às 12h32.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.
São Paulo - Amada por uns, odiada por outros. A verdade é que a Apple é uma das empresas mais valiosas do planeta. Nos últimos anos, empresas desenvolveram aparelhos com a aparência similar ao visual do iPad, iPhone e MacBook Air. Clique nas fotos acima para conferir os cinco itens inspirados na Apple.
Este tablet tenta imitar o iPad. Além de substituir o sistema operacional iOS por Android, a caixa do aparelho mostra o símbolo do navegador Internet Explorer da Microsoft em vez da letra "i". O tablet Epad conta também com portas que o iPad não possui, como entrada para cartão de memória e cabo USB. Já a capacidade de armazenamento é de 4 GB, especificação inferior comparada ao modelo mais básico do iPad.
A imitação do iPhone destaca a compatibilidade do aparelho com dois chips, receptor de sinal de TV, rádio FM e toques polifônicos. Além disso, o celular acompanha duas baterias e base externa em preto, branco e vermelho. A descrição no anúncio do HiPhone diz que o aparelho é muito similar ao iPhone 4S. Outros sites vendem o iPhone Mini. Até o momento, a versão miniatura do telefone não é comercializada nas lojas da Apple.
Este pequeno aparelho reproduz arquivos de música e possui o mesmo visual que o iPod Shuffle, mas o anúncio alerta que o tocador de MP3 não é compatível com o iTunes. A transferência dos dados ocorre por meio do cabo USB e dispensa o uso do software da Apple. Além disso, o "iPod" mostra as letras das músicas e também abre arquivos de livros digitais em uma tela de duas polegadas.
O notebook chamado Ultra Thin Air imita o visual do MacBook Air da Apple no sistema operacional e também na parte externa. O aparelho roda uma versão pirata do Windows 7 com um tema que deixa o sistema com características do sistema operacional OS X da Apple. Ah! E o teclado conta com a tecla "Windows" entre os botões Control e Alt. Além disso, o anúncio mostra que o Ultra Thin Air é tão fino que consegue até mesmo fatiar uma maçã. Tudo isso em "apenas" 2 quilos. O aparelho oficial pesa pouco mais de 1 quilo.
Algumas lojas na China imitaram o design dos estabelecimentos oficiais da Apple. Em 2011, a mídia internacional divulgou que até os vendedores destes pontos comerciais eram enganados. Os itens comercializados eram oficiais, porém os compradores não recebiam a nota fiscal dos aparelhos. Além disso, a fachada da loja falsa exibia os dizeres "Apple Stoer". A grafia correta em inglês para a palavra "loja" é "store". Vale lembrar que as unidades oficiais mostram apenas um letreiro com o desenho de uma maçã.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrerBancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUAWaze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma