bitcoin (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 31 de março de 2014 às 10h56.
Uma pesquisa divulgada nessa segunda-feira (31) revelou que 18% dos usuários de bitcoin já utilizaram a moeda virtual para comprar bens ou serviços online, no entanto 5% admitiram terem usado a mesma para comprar drogas.
Não à toa, a bitcoin já foi atribuída a diversos sites obscuros onde usuários podem comprar drogas e armas, a exemplo do site Silk Road. Estas páginas oferecem uma forma das pessoas comprarem anonimamente itens ilícitos com a bitcoin, utilizando um navegador Tor. Muitos desses serviços já foram fechados pela polícia, mas o surgimento de novos é constante na chamada Deep Web.
A pesquisa, realizada pela empresa PriceSpy, aponta que a bitcoin é muito utilizada por compradores online e participantes da comunidade tecnológica. No entanto, ainda gera confusões sobre seu uso e segurança.
Entre os itens legais, os games online foram os mais populares comprados utilizando bitcoin, com 22% dos usuários, seguido por roupas (19%) e produtos eletrônicos (17%).
Além disso, 34% dos usuários acreditam que a bitcoin é uma moeda estável e que manterá o seu valor para estes, a moeda virtual será o futuro para as compras online.
Entre a idade destes usuários, 67% possuem entre 18 e 34 anos e mantêm em média valores de 150 dólares da moeda virtual.