5 apps da semana para iPhone e iPad que você não deve perder
Cinco aplicativos para iPhone, iPad e iPod touch que merecem destaque na semana de 24 a 30 de junho
Maurício Grego
Publicado em 1 de novembro de 2012 às 21h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h21.
São Paulo — Entre os aplicativos que merecem destaque nesta semana estão as versões para iPhone e iPad do browser Chrome e do Google Drive. Ambos foram anunciados durante o Google I/O, o evento em que a empresa também apresentou seu tablet Nexus 7 e outras novidades. Testamos, também, o prático editor de imagens Easy Photo Editor. Completam a lista dos apps da semana o National Geographic World Map e o Beethoven Symphonies Free. Clique nas fotos para ver as análises.
Grátis, em português, para iOS 4.3 ou posterior O Chrome, o browser mais usado em PCs no mundo (em dispositivos móveis, o líder é o Opera), faz sua estreia no iPhone no iPad nesta semana. Além de contar com os principais recursos de outros navegadores, ele oferece a possibilidade de sincronizar, entre dispositivos de diferentes marcas, a lista de favoritos e algumas configurações. O usuário pode marcar um site como favorito num PC com Windows, num Mac ou num smartphone com Android e, depois, encontrar esse mesmo site na lista de favoritos do Chrome no iPad, no iPad e no iPod touch. Para isso, é claro, é preciso usar o Chrome em todos os dispositivos. Embora o browser funcione muito bem nos gadgets da Apple, há uma restrição. A empresa da maçã não permite que apps de outras marcas sejam configurados como browser padrão do sistema iOS. Assim, mesmo com o Chrome instalado, quando se toca num link num e-mail, por exemplo, a página correspondente é aberta no Safari.
Grátis, em português, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad Como sugere o nome, o Easy Photo Editor é um editor de imagens fácil de usar, mas com bom conjunto de ferramentas. Ele oferece ajustes clássicos como contraste, saturação, luminosidade e nitidez. Quem preferir pode aplicar esses ajustes com um único toque escolhendo um dos quatro modos automáticos do app. O Easy Photo Editor também permite girar e recortar a foto, além de corrigir olhos vermelhos. Ele ainda traz 11 filtros com efeitos no estilo do Instagram . Para completar, permite desenhar e escrever sobre a foto, e também aplicar “adesivos” em forma de bigodes, óculos, chapéus e outros objetos. Terminada a edição, a imagem pode ser enviada por e-mail e compartilhada em serviços como Facebook, Twitter, Evernote, Tumblr e Flickr.
Grátis, em inglês, para Windows, Mac, Android e iOS 5.0 ou posterior O serviço de armazenamento na nuvem Google Drive ganhou, nesta semana, seu aplicativo para iPhone, iPad e iPod touch. O serviço oferece 5 gigabytes de espaço gratuito para cada pessoa. Com o app, o usuário vê, no iPhone, iPad ou iPod touch, os mesmos documentos disponíveis no PC, no Mac e em smartphones e tablets com Android. O aplicativo permite assinalar itens para serem guardados no próprio iPhone ou iPad. Assim, será possível vê-los mesmo quando não houver acesso à internet. Há, também, funções para renomear arquivos e compartilhá-los com outras pessoas. E é só. Essa versão inicial do Drive não oferece ferramentas para organizar os documentos e nem permite editá-los no Google Docs. Além disso, o app travou algumas vezes durante o teste de EXAME.com. Resta esperar que o Google libere logo uma versão mais estável e com mais recursos.
Grátis, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad Como o nome sugere, Beethoven Symphonies Free traz as nove sinfonias de Beethoven, que ficam armazenadas no iPhone para ser ouvidas a qualquer momento. O aplicativo é formado por uma coleção de arquivos de áudio integrados num player próprio, que exibe anúncios na parte inferior. Estão nele as nove sinfonias de Beethoven divididas em seus movimentos. O app chinês ainda inclui um temporizador que pode ser configurado para tocar música durante um período determinado. O desenvolvedor não diz qual orquestra toca as músicas e nem dá outras informações. Mas a qualidade do áudio é boa. Atenção: o download tem 294 megabytes. Por isso, nem pense em fazê-lo via 3G. Use uma conexão Wi-Fi.
Grátis, em inglês, para iPhone (4S, 4 e 3GS), iPod touch (3ª e 4ª gerações) e iPad Quer visualizar a rota que você vai percorrer ao voar da Índia para a Austrália? Ou, quem sabe, verificar rapidamente quais países têm fronteira com o Egito? O National Geographic World Map pode ajudar. Esse aplicativo gratuito oferece acesso a um mapa mundi da revista National Geographic disponível na internet. Com os dedos, é possível variar o zoom e viajar pelo mapa. E é só. O mapa não é muito detalhado, não indica pontos de interesse e não tem recursos de navegação. Quem quiser um conjunto de mapas no mesmo estilo do World Map, mas com detalhes de cada país, pode tentar o World Atlas HD para iPad ( 0,99 dólar ) ou o World Atlas para iPhone (também 0,99 dólar ). Ambos são da National Geographic.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agênciaTencent e Visa lançam pagamento por palma da mão em Cingapura; primeiro mercado fora da ChinaMídia programática com influenciadores: o plano da BrandLovrs para distribuir R$ 1 bi em 4 anosCanadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível