Tecnologia

30 mi de usuários do Facebook foram "licenciados", diz Cambridge Analytica

Empresa de análise de dados negou ter "licenciado" 87 milhões de usuários e utilização de informações na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016

Facebook: empresa informou que as informações de até 87 milhões de pessoas foram compartilhadas inadequadamente com a empresa (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Facebook: empresa informou que as informações de até 87 milhões de pessoas foram compartilhadas inadequadamente com a empresa (Peter Macdiarmid/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de abril de 2018 às 18h53.

Última atualização em 25 de abril de 2018 às 20h21.

São Paulo - A empresa de análise de dados Cambridge Analytica disse em sua conta no Twitter que "licenciou" o uso de dados de 30 milhões de usuários do Facebook coletados pela companhia GSR, "e não 87 milhões", e voltou a afirmar que não utilizou essas informações na eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016.

A sigla GSR, citada nas publicações da Cambridge Analytica no Twitter, se referem à empresa de pesquisa Global Science Research, do professor da Universidade de Cambridge Aleksandr Kogan. O acadêmico é apontado como responsável por coletar os dados de milhões de usuários da rede social por meio de um aplicativo e os repassar à consultoria britânica.

As mensagens foram publicadas poucas horas após o Facebook informar que as informações de até 87 milhões de pessoas, a maioria nos Estados Unidos, foram compartilhadas inadequadamente com a Cambridge Analytica.

Com isso, há um número maior de usuários afetados, já que a companhia estimava, anteriormente, que 50 milhões de pessoas tiveram seus dados expostos de maneira irregular.

Acompanhe tudo sobre:Cambridge AnalyticaEleições americanasFacebook

Mais de Tecnologia

Para ser ''mais TikTok'', Instagram prepara app exclusivo e dedicado para Reels

Fabricantes chinesas de celulares apostam no segmento premium para expandir globalmente

Depois da Microsoft, Amazon entra na corrida da computação quântica

Adobe lança aplicativo do Photoshop para iPhone