3 ótimos sites para aprender línguas estrangeiras de graça
Quer aprender uma língua estrangeira? Apresentamos três sites que oferecem cursos gratuitos e permitem praticar o idioma interagindo com outras pessoas
Maurício Grego
Publicado em 16 de abril de 2012 às 09h37.
São Paulo — Sem dúvida, nunca foi tão fácil aprender uma língua estrangeira. Além de cursos, vídeos, podcasts e textos para praticar qualquer idioma, a web oferece a possibilidade de interagir com pessoas de outros países, o que certamente torna o aprendizado mais interessante.
Conheça, a seguir, três sites onde é possível aprender e praticar línguas estrangeiras de graça. O Livemocha (que também tem cursos e serviços pagos) é o que atende a objetivos mais amplos, já que serve tanto para iniciantes como para quem já fala um idioma e quer aperfeiçoá-lo. O Memrise é ótimo para ampliar o vocabulário. E o Deutsche Welle é específico para quem quer aprender alemão.
Livemocha
O Livemocha combina cursos gratuitos e pagos com ingredientes de rede social . É um ótimo lugar para iniciar o aprendizado de uma língua estrangeira e para ampliar os conhecimentos. O usuário pode estudar sozinho, seguindo um dos cursos online. Pode trocar ideias com outras pessoas e praticar o idioma que está aprendendo.
Também pode ajudar outros alunos corrigindo seus exercícios e dando dicas, ao mesmo tempo em que recebe ajuda dos demais. Brasileiros tendem a receber pedidos de ajuda de pessoas que aprendem português. Cabe à pessoa aceitar ou recusar os pedidos. Se ela aceitar, pode ganhar os chamados mochapoints, créditos que podem ser trocados por itens pagos no site.
O site Livemocha está disponível em português e outros 11 idiomas. Os cursos básicos são gratuitos e cobrem 38 línguas diferentes. Já os mais avançados são pagos e incluem Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano. Uma mensalidade de 20 reais dá acesso a todos os cursos e a outros recursos pagos do site.
Memrise
Criado por em campeão de torneios de memorização, o Memrise é dirigido a pessoas que já têm algum conhecimento de uma língua estrangeira e querem melhorar seu vocabulário. Ele não ensina gramática, mas pode ser um ótimo complemento a um curso presencial ou na web. Também é uma ferramenta eficaz para relembrar palavras aprendidas no passado e esquecidas por falta de uso.
Entre os idiomas mais populares nele estão inglês, espanhol, chinês, francês e alemão – mas a lista vai longe. Em qualquer caso, é necessário ter algum conhecimento de inglês, já que todas as instruções e dicas estão nessa língua. Basta escolher um idioma para ver os cursos disponíveis. Alguns abordam as palavras mais usadas enquanto outros têm temas específicos como negócios, ciências e gastronomia.
O site usa a metáfora de um jardim. Cada palavra nova é uma planta a mais nele. Se a pessoa fica um tempo sem praticar, as plantas começam a murchar e é preciso “regá-las”. O Memrise avisa, por e-mail, quando isso acontece, convidando a pessoa a voltar a treinar seu vocabulário. O usuário vai acumulando pontos à medida que pratica o idioma, e pode comparar seu desempenho com o de outras pessoas.
Muitos dos cursos disponíveis no Memrise foram criados pelos próprios usuários, que também podem colaborar no aperfeiçoamento do conteúdo existente. Fóruns de discussão permitem trocar ideias com outras pessoas que estão aprendendo ou desenvolvendo cursos.
O Memrise conta com um aplicativo para iPhone que dá acesso aos exercícios. É prático para treinar idiomas durante alguma espera no aeroporto ou em outro local. Para isso, é preciso ter acesso à internet via 3G ou Wi-Fi. Tanto o site como o aplicativo são totalmente gratuitos.
Deutsche Welle
Para quem quer aprender alemão, a Deutsche Welle, emissora de TV e rádio estatal da Alemanha, oferece, em seu site, uma série de cursos gratuitos em todos os níveis. Para segui-los, é necessário conhecer um pouco de inglês. Embora os site esteja disponível em português, os cursos possuem explicações em inglês. As lições incluem exercícios escritos e falados e contam com abundante conteúdo multimídia.