Tecnologia

2005 será um ano "turbulento" para o mercado de TI, diz IDC

A tecnologia de voz sobre IP finalmente se tornará um dos principais propulsores de negócios no próximo ano, especialmente pelo potencial de redução de custos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h36.

O próximo ano será marcado pelo realinhamento do mercado de tecnologia da informação (TI). Na avaliação da consultoria International Data Corporation (IDC), a taxa de 6% de crescimento global previsto para o setor em 2005 é modesta. "Será um ano de enorme turbulência no mercado de TI", diz Frank Gens, vice-presidente de pesquisas da IDC. Segundo a consultoria, o moderado crescimento de gastos com TI vai levar fornecedores de tecnologia a cortar custos e buscar clientes de maior porte e de segmentos variados.

Na área de telecomunicações, a consultoria projeta uma "inevitável" consolidação em 2005, com "um ilimitado número de possíveis transações". O mercado continuará presenciando a luta entre as companhias telefônicas e as de cabo pelo controle do mercado consumidor. Além disso, a tecnologia VoIP finalmente se tornará um dos principais propulsores de negócios em 2005, especialmente pelo potencial de redução de custos.

Em hardware, o caráter de commodity que os equipamentos vêm assumindo vai continuar deprimindo preços e oprimindo fornecedores, diz o IDC. Em armazenamento, por exemplo, a proliferação de drives de baixo custo e alta capacidade causariam uma erosão no mercado. Na área de infra-estrutura de software, a consultoria prevê que os fornecedores de sistemas vão continuar adquirindo empresas de todos os portes para preencher seus portfólios.

Para o IDC, a pressão para diminuir custos e melhorar eficiência vai levar os serviços de TI a intensificar a adoção de offshore (contratação de serviços em outros países, especialmente emergentes) e outsourcing (terceirização de áreas que não fazem parte do negócio principal da empresa).

O mercado consumidor, finalmente, continuará dominado pelos dispositivos digitais mais recentes, como as câmeras digitais. A adoção de banda larga também vai ganhar espaço à medida que os preços se tornarem mais atraentes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal

O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo