São Paulo – A rede social de microblogs Twitter conta com mais de 500 milhões de usuários, entre estrelas do show business e perfis especializados em notícias. Mas além destes, existem vários empresários e CEOs que usam o Twitter para se aproximar do público. Alguns, inclusive, oferecem dicas diárias de negócios, assim como comentários sobre os mais diversos temas relacionados à sua vida profissional. A lista elaborada por EXAME.com conta com a presença de quatro personalidades brasileiras e 16 internacionais. Confira.
Nº de Seguidores: 1.350.819 Popular entre os brasileiros no Twitter e no mundo dos negócios, Eike Batista é outro empresário que vale a pena seguir na rede social de microblogs. Eike tuíta com certa frequência e está sempre dando notícias acerca das empresas das quais é dono.
Nº de Seguidores: 967.923 O CEO da agência Young and Rubicam e do grupo Newcomm é um frequentador assíduo do Twitter. Em sua conta oficial, o publicitário fala sobre suas participações televisivas e sobre seus negócios.
Nº de Seguidores: 200.671 Abilio Diniz prefere usar a rede social para oferecer dicas e ensinamentos aos seus seguidores. O empresário, hoje presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, está sempre divulgando artigos que escreve sobre saúde, empreendedorismo, além de tuitar sua opinião sobre o que acontece no mundo dos negócios.
Nº de Seguidores: 13.180 Simpática, a CEO da rede Magazine Luiza usa seu perfil no Twitter para falar sobre empreendedorismo, inovação e também para se aproximar do público. Além de divulgar pesquisas, Luiza publica suas opiniões e reportagens sobre diversos temas.
Nº de Seguidores: 19.584.133 A ex-apresentadora Oprah Winfrey, que comandou por anos o talk-show com maior audiência da história da televisão americana, é hoje dona de um império que envolve sua própria emissora, a Oprah Winfrey Network (OWN). No Twitter, Oprah concentra a maioria dos seus tuítes com mensagens de autoajuda e também sobre o seu cotidiano.
Nº de Seguidores: 11.900.917 Fundador e ex-CEO da Microsoft, Bill Gates hoje dedica todo o seu tempo livre aos estudos e a sua organização filantrópica, a Bill and Melinda Gates Foundation. No Twitter, Gates divulga novidades sobre o trabalho da sua entidade e outras notícias de interesse geral.
Nº de Seguidores: 3.030.294 O empresário britânico Alan Michael Sugar é proprietário de um grande conglomerado que envolve empresas em diferentes ramos, da aviação a investimentos. Mas além do mundo dos negócios, é também envolvido em política e televisão. No Twitter, Sugar fala sobre diversos temas e também comenta os episódios do programa do qual é apresentador.
Nº de Seguidores: 2.272.912 O magnata Donald Trump é um usuário ativo da rede social de microblogs. Em seu perfil oficial, o presidente da The Trump Organization comenta acontecimentos políticos e econômicos, especialmente no cenário americano.
Nº de Seguidores: 2.372.230 Fundador do Twitter e CEO de uma startup de pagamentos móveis, a Square, Jack Dorsey compartilha com seus mais de dois milhões de seguidores notícias de interesse geral, dicas de filmes e momentos do seu dia a dia.
Nº de Seguidores: 2.063.453 Biz Stone é cofundador do Twitter e CEO da startup Jelly, que ainda está em fase de desenvolvimento. Em sua conta oficial na rede social que ajudou a criar, Stone basicamente conversa com seus seguidores sobre qualquer assunto, de notícias a acontecimentos do seu cotidiano.
Nº de Seguidores: 2.010.871 Além de atriz, Brooke Burke divide seu tempo como CEO de um dos maiores sites femininos dos Estados Unidos, o Modernmom.com. No Twitter, a empresária fala sobre o seu corrido dia a dia como mãe de família, empresária e atriz.
Nº de Seguidores: 1.984.764 O empresário indiano é presidente do conselho de administração do conglomerado UB Group, além de dono da Force India, equipe de Fómula 1, e membro do parlamento da Índia. Seu perfil no Twitter é ideal para os amantes do esporte de velocidade, já que o empresário dedica boa parte dos seus tuítes ao desempenho de sua equipe, além de fazer comentários acerca de temas que são destaque na imprensa.
Nº de Seguidores: 1.911.283 Dono de um império no mundo da tecnologia e atual CEO do SoftBank, corporação japonesa de televisão e internet, Masayoshi Son tuíta em japonês. Contudo, suas mensagens, que dizem respeito aos seus negócios e estratégias, podem ser facilmente traduzidas para o inglês.
Nº de Seguidores: 1.740.630 O dono do time de basquete da NBA Dallas Mavericks, Mark Cuban tuíta sobre diversos assuntos, mas a maioria das mensagens publicadas por seu perfil no Twitter está centrada nos acontecimentos do esporte no qual atua.
Nº de seguidores: 503.291 Avesso às novas tecnologias, o oráculo de Omaha, como Buffett é carinhosamente conhecido no mundo dos negócios, se rendeu ao Twitter há pouco tempo. Em um dos seus tuítes, o CEO da Berkshire Hathaway divulgou um artigo escrito por ele no início de maio para a CNN.
Nº de seguidores: 244.933 O empresário é conhecido pela variedade dos seus investimentos. É o nome por trás da fundação de empresas como o PayPal, SpaceX e Tesla Motors. No Twitter, Musk se concentra na publicação de tuítes sobre mudanças climáticas e carros elétricos.
Nº de Seguidores: 68.427 Michael Dell é o fundador e CEO da Dell, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Assim como outros empresários, o executivo faz uso do Twitter para ficar mais próximo do público e para divulgar ações da sua empresa, além de também repercutir assuntos que envolvem o mundo da tecnologia.
Nº de Seguidores: 64.483 Steve Forbes é CEO da Forbes, Inc., além de editor chefe da revista fundada por seu avô. Seu seguidores no Twitter recebem tuítes quase que diários do executivo, especialmente sobre o mundo dos negócios e economia.
Nº de seguidores: 51.300 Fundador e CEO de uma das maiores publicações sobre tecnologia e rede sociais, o Mashable, Pete Cashmore é considerado pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do mundo. No Twitter, Cashmore publica notícias populares do seu site e divulga acontecimentos importantes de interesse geral.
21. Agora veja os apps favoritos de dois empreendedores de sucessozoom_out_map
A indústria de defesa do país nórdico triplicou o número de empresas em duas décadas e atraiu investimentos bilionários em resposta à crescente tensão com a Rússia