15 novidades que a Apple pode anunciar nesta segunda-feira
A Apple prepara novidades que devem ser apresentadas na abertura do WWDC, nesta segunda feira. Veja o ela deve (e o que não deve) anunciar no evento
Maurício Grego
Publicado em 30 de maio de 2014 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h11.
São Paulo -- A Apple costuma apresentar novos produtos e serviços em sua conferência anual WWDC. A edição deste ano começa nesta segunda-feira em São Francisco, na Califórnia. A sessão de abertura, marcada para 14h (horário de Brasília) terá cobertura ao vivo de EXAME.com. Veja 15 novidades que a Apple pode revelar lá, além de algumas que vêm sendo comentadas mas que achamos que não serão anunciadas nesse evento.
É praticamente certo que a Apple vai apresentar uma nova versão do iOS , o sistema operacional do iPhone e do iPad. A empresa tem feito isso todos os anos no WWDC. Assim, desenvolvedores de aplicativos podem começar a criar produtos para o novo sistema. Mas o iOS 8 só deve ser liberado para os usuários em setembro.
Os rumores sobre o iOS 8 apontam que ele deve trazer melhoramentos nas notificações; no suporte a controles de jogos e teclados externos; e no app de gravação de áudio. Também se comenta que o iPad pode passar a exibir dois apps lado a lado na tela, como fazem os tablets com Windows. Mas achamos que este último rumor é pouco provável.
Lançado em 2012, o serviço de mapas da Apple tinha falhas grosseiras e foi um dos grandes fiascos da empresa nos últimos anos. Desde então, a Apple já melhorou bastante seus mapas. Mas outras novidades devem ser anunciadas no WWDC, como um serviço de informações de trânsito.
Uma das novidades do iOS 8 deve ser o aplicativo Healthbook. Ela vai gerenciar a saúde e as atividades físicas do usuário. Poderá, supõe-se, trabalhar em conjunto com o iWatch, o relógio inteligente da Apple. Há uma chance razoável de que a Apple revele o novo app no WWDC.
O AirDrop, recurso que permite transferir fotos, vídeos e documentos de um dispositivo com iOS para outro, pode se tornar mais abrangente. Há expectativa de que ele passe a permitir transferências de um iPhone ou iPad para um Mac e vice-versa.
Segundo o jornal Financial Times, a Apple fará uma investida na área de residências inteligentes no WWDC. Ela vai mostrar tecnologias para controlar, com o iPhone, eletrodomésticos, luzes, câmeras de vigilância e sistemas de alarme. O app que será usado para isso pode ser incluído no iOS 8 ou oferecido para download separado.
Há vários indícios de que a Apple desenvolve algum serviço na área de pagamentos móveis. A empresa contratou profissionais com experiência nessa área e registrou patentes relacionadas com pagamentos. Mas é possível que esse seja um plano para 2015.
A assistente falante do iPhone (que ainda não fala português), também deve receber sua dose de novidades. Uma delas pode ser a integração com o Shazam e outros apps de música. Por meio deles, Siri seria capaz de identificar a música que está tocando no ambiente ou no próprio iPhone.
Há expectativa de que a Apple anuncie novidades no iTunes Radio, seu serviço de streaming de música (disponível nos Estados Unidos). Mas não sabemos como vai ficar o Radio agora que a Apple comprou a Beats, dona de outro serviço de streaming, o Beats Music. É provável que, em algum momento, a Apple integre os dois serviços, transformando-os em um.
É quase certo que a Apple vai apresentar uma nova versão do OS X, o sistema operacional do Mac, neste WWDC. Mas sabemos muito pouco sobre esse OS X 10.10 (ou seria OS XI?). O que se comenta é que o sistema está sendo redesenhado e vai ficar mais parecido com o iOS. Ou seja, o Mac vai ficar com jeito de iPad.
Há uma corrida entre empresas de tecnologia para conquistar o painel dos carros. A Apple apresentou sua solução CarPlay em março. Ela permite que o motorista interaja com um iPhone por meio de uma tela no painel, mas ainda é bastante limitada. No WWDC, a Apple deve anunciar uma versão aperfeiçoada, com mais recursos.
Há rumores de que a Apple pode apresentar um MacBook Air com tela Retina, de alta resolução, no WWDC. Mas, em abril, a empresa fez uma discreta atualização nesses notebooks, que ganharam novos processadores. É improvável que ela anuncie mais novidades sobre o Air apenas dois meses depois disso.
A última vez que a Apple renovou seu PC compacto Mac mini foi em 2012. Esse computador já está bastante desatualizado. Por isso, há expectativa de que novos modelos sejam lançados neste ano. Não há nenhum indício concreto de que isso vá acontecer no WWDC. Mas não é impossível que aconteça.
É grande a probabilidade de a Apple apresentar uma versão melhorada do Apple TV no WWDC. Esse aparelhinho – que recebe sinais de áudio e vídeo pela rede local e exibe o conteúdo num televisor – pode ganhar novos recursos para competir melhor com rivais como o Chromecast, do Google.
Um rumor diz que a Apple desenvolve um iPad de 12 polegadas, o iPad Pro. Outro fala num MacBook Air de 12 polegadas (os modelos atuais são de 11 e 13 polegadas). Não é impossível que se trate do mesmo dispositivo. Seria um tablet que pode ser convertido em notebook, no estilo dos modelos com Windows 8. Se for apresentado no WWDC, esse dispositivo vai dar o que falar.
A Apple está desenvolvendo um relógio inteligente e tudo indica que ela pretende lançá-lo neste ano. Mas informações vazadas por fabricantes de componentes indicam que o lançamento vai acontecer só no segundo semestre. Assim, achamos improvável que o iWatch seja mencionado no WWDC.
Não achamos que haverá novidades nas linhas de tablets e smartphones da Apple no WWDC. O mais provável é que a Apple siga o mesmo calendário do ano passado para esses lançamentos. Nesse caso, ela deve apresentar novos modelos do iPhone em setembro; e, do iPad, em outubro.
Pode haver outras surpresas que não prevemos. Na programação do WWDC, há muitas sessões sem descrição. Quando se clica numa delas, uma mensagem informa que o assunto será revelado após a apresentação de abertura na segunda-feira. Podem ser palestras sobre casa conectada ou sobre o novo Mac OS, por exemplo. Vamos ter de esperar para saber.