15 Doodles criados pelo Google para celebrar a Copa 2014
Veja 15 ilustrações feitas pelos desenhistas do Google para comemorar a Copa do Mundo 2014
Maurício Grego
Publicado em 17 de junho de 2014 às 16h49.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h09.
São Paulo -- O Google trouxe uma esquipe de desenhistas ao Brasil para criar, todos os dias, ilustrações bem humoradas que celebram a Copa do Mundo 2014. São versões modificadas do logotipo da empresa, o Doodle . Quase todas foram exibidas no mundo inteiro, com exceção de alguns países do Oriente Médio e do Norte da África. Confira o trabalho dos ilustradores.
O primeiro Doodle da série, publicado no dia 12, comemora o início da Copa com gráficos que fazem referência a várias das cidades-sede. Estão lá o elevador Lacerda, em Salvador; a Ópera de Arame, em Curitiba; o MASP, em São Paulo; a igreja da Pampulha, em Belo Horizonte; e os morros cariocas Pão de Açúcar e Corcovado.
Uma árvore dançante e alguém tocando, furiosamente, um tambor com as cores do Olodum – assim o Google representou a cerimônia de abertura da Copa no dia 12.
Este doodle, que celebra o jogo entre e México e Camarões no dia 13, virou notícia porque foi ao ar com gráficos que remetiam à bandeira de Gana, em vez de Camarões. Depois, o Google corrigiu o erro.
A Holanda goleou a Espanha por 5 a 1 no dia 13. No Doodle, as duas torcidas batem bola alegremente, identificadas pelas cores predominantes de cada seleção.
O Chile venceu a Austrália por 3 a 1 no dia 13. O Doodle mostra as duas torcidas dançando animadas e identificadas pelas respectivas bandeiras.
Ao descrever este Doodle, publicado no dia 14, o Google diz: “A prática leva à perfeição. É por isso que você vai ver nossas letras exercitando suas habilidades de vez em quando. Parece fácil? Tente ficar rebatendo a bola na cabeça sem parar!”
Os ticos, como são conhecidos os costarriquenhos, surpreenderam em sua estreia na Copa, derrotando o Uruguai por 3 a 1. O Google criou uma série de Doodles assinalando cada gol da partida. E os protagonistas são os técnicos dos dois times, que andam pela lateral do campo, às vezes preocupados, às vezes contentes.
O jogo entre Inglaterra e Itália foi disputado em Manaus no dia 14, com vitória da Itália por 2 a 1. O Google aproveitou para decorar seu logotipo com gráficos que remetem à Floresta Amazônica. Na animação, o juiz usa um cipó para entrar em campo, à maneira do personagem Tarzan.
15 de junho foi dia dos pais em países como Argentina, Canadá, Estados Unidos e Inglaterra. Neles, o Google exibiu este Doodle que mostra um pai indo ao campo de futebol com seu filho.
Também no domingo, dia 15, o Google, publicou este desenho animado de uma praia brasileira, onde uma turma toca violão, faz batucada e bebe água de coco. Foi exibido na maioria dos países. Entre as exceções, estão Argentina e México.
Exibido apenas na página em língua alemã do Google, este Doodle é uma homenagem à seleção da Alemanha, que goleou Portugal por 4 a 0 no dia 16.
O Doodle animado mostra uma torcida de letras fazendo onda no estádio. Fora as exceções de praxe (alguns países do Oriente Médio e do Norte da África), foi exibido no mundo todo no dia 16.
Para o jogo em que Estados Unidos derrotou Gana por 2 a 1, no dia 16, o Google preparou uma sequência de Doodles. Nela, pássaros representando os dois países batem bola. A cada gol, um ovo aparecia no respectivo ninho. No final, nasceram dois passarinhos no lado americano e um no lado ganense.
O Google descreve assim este Doodle publicado hoje, quando a Bélgica venceu a Argélia por 2 a 1: “Aqui temos a visão de um artista em que o falecido polvo Paul – talvez o mais famoso cefalópode com poderes psíquicos – tenta prever o vencedor de uma partida da Copa do Mundo lá naquele grande aquário no céu. Quem será? Só Paul sabe.” Paul, que vivia num aquário na Alemanha, fez algumas previsões corretas na Copa de 2010.
O polvo Paul voltou à cena para a partida entre Brasil e México nesta terça-feira. Paul, que vivia num aquário na Alemanha, fez algumas previsões corretas na Copa de 2010. Na versão do criada pelo Google, porém, ele parece só “prever” o resultado depois que o jogo acaba.