13 tecnologias que estão transformando a bicicleta
As magrelas se transformaram em objetos requisitados nos últimos anos. Veja a galeria e descubra quais são as novas tecnologias relacionadas ao produto
Da Redação
Publicado em 14 de abril de 2015 às 09h46.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h45.
São Paulo – Não é novidade que as bicicletas estão ocupando as ruas das cidades brasileiras. Não importa o modelo, elas são objetos de consumo de qualquer pessoa que se preocupa com o meio-ambiente e com um trânsito menos caótico. Nos últimos anos, devido ao aumento no interesse desse meio de transporte e a construção de ciclovias, várias empresas começaram a desenvolver produtos que melhoram o desempenho da magrela e, consequentemente, o cotidiano do ciclista. Sabendo da demanda de informações sobre o assunto, nós fizemos uma galeria para mostrar quais são os últimos avanços tecnológicos na área.
Os motoristas não serão os únicos a ostentar luzes de LED em seus automóveis. Agora, os ciclistas podem utilizar a tecnologia no aro de suas bicicletas, trazendo mais estilo e segurança para as ruas. Algumas empresas já produzem o produto. Umas delas é a Revolights, que fabrica aros de LED nos pneus da bicicleta, com luzes brancas na parte frontal e vermelhas na traseira. Outra companhia da área é a Monkeyletric (na foto). Ela produz um item que cria imagens e animações em ambos os lados das rodas da bicicleta. Basta o usuário girar os pneus da bike. O produto custa, em média, 60 dólares no site da Amazon.
Disponível no Google Play e na Apple Store, este é provavelmente o aplicativo mais popular entre os ciclistas. O Strava monitora dados como a velocidade média, número de pedaladas e distância, além de mostrar todo o trajeto feito pelo ciclista no Google Maps. No entanto, essas não são as características mais surpreendentes do app. Ele também oferece a oportunidade do usuário cadastrar seus resultados em um tipo de rede social. Na versão premium, que custa 59 dólares, os usuários podem compartilhar fotos das pedaladas, definir metas de tempo e distância, entre outros recursos.
O Widerun é um óculos 3D , que permite o usuário andar de bicicleta em qualquer lugar no planeta – desde o centro de Nova York até a Muralha da China – sem sair de casa. O produto pode ser configurado na bike do cliente, para simular direção, velocidade e efeitos de resistência correspondentes ao mundo real. Além disso, o usuário pode comprar uma variedade de cenários para fazer as pedaladas. Ainda não disponível no mercado, o Widerun possui uma meta de financiamento, pelo site Kickstarter, de 44 mil dólares. O item está com lançamento previsto para abril de 2016.
Com um nome bem sugestivo, a “Life Paint” (Tinta da vida, em livre tradução) foi criada para aumentar a segurança dos ciclistas durante pedaladas noturnas. Fabricado pela Volvo , o produto é uma tinta que reflete a luz na escuridão. No entanto, durante o dia ela fica totalmente invisível . Ainda sem previsão para entrar no mercado, a “ Life Paint ” é lavável e pode ser aplicada sobre qualquer superfície da bicicleta , seja em metal, plástico, tecidos ou em borrachas.
Disponível para download na Apple Store e no Google Maps. O Bike Repair é um aplicativo para quem precisa de um quebra galho quando a bicicleta parar de funcionar. O app ajuda os ciclistas que querem aprender como reparar as próprias bicicletas e não desejam gastar com isso. O Bike Repair é um guia que mostra como solucionar mais de 70 problemas mecânicos com imagens explicativas e passo a passo. O auxílio vai desde substituir peças até regular câmbios e freios.
O BioFloat é um banco para os amantes do ciclismo . Em desenvolvimento, o produto ajudará a minimizar o desconforto na hora de pedalar. O item será feito a partir de fibras de carbono com sistema único de amortecimento e balanceamento do banco. Com o BioFloat, o ciclista não irá absorver o impacto da pedalada, apenas a bicicleta receberá o choque. O preço estimado do banco é de 200 dólares e não está disponível no Brasil.
Voltado para os amantes de viagens e bicicletas , o World Bike é um app que encontra locais com bicicletas disponíveis para aluguel. O aplicativo funciona em diversas partes do mundo, mas principalmente na Europa. O World Bike está disponível apenas no Google Play para os usuários do sistema Android .
Assim como muito apps voltados para ciclistas, o Cyclemeter utiliza o GPS para registrar todas as informações das pedaladas dos usuários. O aplicativo permite a competição com amigos, ou até contra si mesmo. Além dessas funções básicas, também é possível fazer o download de tracks do Google Maps e compartilhar os resultados com gráficos variados. O app está disponível apenas para os usuários do iPhone.
O Bioshift é um sistema de mudança de velocidade automático para bicicletas . O produto coleta os dados recolhidos por sensores disponíveis em sua própria configuração para que a magrela se mantenha na marcha mais eficiente. O dispositivo está programado para evitar determinadas ações que possam atrapalhar a pedalada. Por exemplo, o câmbio dianteiro não vai mudar em um cenário de escalada de alto torque. O Bioshift pode ser ligado e desligado com apenas um botão. O produto ainda é um protótipo, pois isso ainda não está disponível no mercado.
A camiseta Back Protection para ciclistas, da POC Sports, possui uma proteção interna nas costas. O vestuário, inspirado nas roupas utilizadas por pilotos da F1 e da moto GP, possui uma camada que cobre grande parte da coluna vertebral e das costelas dos ciclistas. O produto tem um compartimento em que está embutida uma placa feita de Koroyd, um polímero poroso leve. O item auxilia na absorção de impactos e permite uma ótima ventilação. A Back Protection está prevista para chegar às lojas nos EUA este ano. O preço estipulado é de 200 dólares.
Mais lidas
Mais de Tecnologia
GAC Group lança robô humanóide GoMate para revolucionar indústria automotivaCEO da Salesforce presentou a Apple com 'Apple Store'; entenda a relação de Benioff com Steve JobsBluesky testa recurso de trending topics e promete implementação gradualComputadores quânticos estão mais perto de nossa realidade do que você imagina