12 novos produtos que a Apple deve lançar em 2016
Com um novo ano começando, estes são os produtos que a Apple deve anunciar ao longo de 2016. Veja a lista
Victor Caputo
Publicado em 25 de janeiro de 2016 às 04h56.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h21.
São Paulo - iPhone 7, iPhone 7 Plus, novos iPads e atualizações de software. Essas são algumas das novidades que a Apple deve trazer ao mercado em 2016. Ao longo do ano, a empresa deve atualizar seus produtos de maior sucesso e, quem sabe, lançar algo novo. Veja a seguir o que esperar da Apple para 2016.
Um dos produtos certos deste ano é a nova versão do iPhone. Muito provavelmente, o produto será chamado iPhone 7. De acordo com rumores, a empresa ainda não tem um visual definido para o smartphone. Um rumore que indicaria uma mudança grande é de saída da entrada para fones de ouvir. Isso seria feito para deixar o produto mais fino. Com isso, para usar fones, o usuário teria de conectar o produto à entrada Lightning (a mesma do carregador) ou então terá de ser usado sem fio, por Bluetooth. O iPhone 7 deve ser apresentado no segundo semestre. Suas vendas devem começar na mesma época.
Assim como nos últimos dois anos, a empresa deve lançar junto com o iPhone 7 outro modelo de tela maior, o iPhone 7 Plus. A estratégia de ter dois tamanhos de tela tem dado certo. O mercado tem pedido grandes telas e alguns consumidores não abrem mão dos telefones grandes. O produto deve ser apresentado em setembro junto com o modelo de tela menor. A especulação sobre a ausência da entrada para fones de ouvido vale também para o iPhone 7 Plus.
A Apple pode apresentar novos produtos da linha Beats (de fones de ouvido). Uma grande novidade deve ser um fone sem fio, com conexão Bluetooth. O produto deve chegar principalmente se a entrada para fone de ouvido for abandonada. De acordo com sites especializados em Apple, um modelo com design parecido com o Moto Hint (da Motorola) deve chegar. Com ele, seria possível consultar a Siri, atender a ligações e interagir com o player de música.
Juntamente com a chegada dos iPhones, deve estrear também o novo sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 10. O sistema deve ser anunciado durante o evento para desenvolvedores que a Apple realiza anualmente, o WWDC, que acontecerá em junho. De acordo com o site 9to5Mac, o sistema operacional já está sendo testado pela empresa. Nenhuma informação vazou ou foi divulgada pela Apple até agora falando sobre novidades.
Neste ano, a Apple deve lançar uma atualização do iPad Air, que será a terceira geração deste tablet. De acordo com o analista Ming-Chi Kuo, da consultoria KGI, a empresa deve anunciar o tablet no primeiro semestre de 2016. De acordo com ele, um evento para isso pode acontecer em março. Ele afirma que a tecnologia 3D Touch (que diferencia a pressão aplicada no toque) não deve chegar ao iPad Air 3. Essa ausência seria justificada por problemas na cadeira de produção da tecnologia. Caso isso se concretize, ele deve trazer novidades tímidas, como atualização do processador. Vale lembrar que ele passou batido em 2015, sem qualquer mudança. Faz sentido, portanto, ele receber uma geração mais atual de hardware.
Neste primeiro semestre de 2016 deve ser apresentado também o Apple Watch 2. O relógio deve trazer pequenas mudanças em relação ao primeiro modelo. Uma seria a presença de câmera para a realização de chamadas de vídeo pelo Face Time. Rumores indicam que a Apple quer deixar o relógio um pouco mais independente do iPhone. Para isso, colocaria habilidade de conexão a Wi-Fi no próprio Apple Watch--diminuindo a necessidade do iPhone para a realização de tarefas conectadas.
De acordo com alguns rumores, a Apple poderia lançar um terceiro modelo de smartphone neste ano. Ele seria o iPhone 6c, que seria apresentado em março, antes da chegada do iPhone 7. Ele teria uma tela menor do que os outros modelos, traseira colorida e custaria menos. A estratégia seria similar à adotada com o iPhone 5c. A diferença é que em vez da traseira de plástico, ele seria construído em metal. Desde o lançamento do iPhone 6, com tela maior, alguns analistas e membros da imprensa falam na possibilidade de a Apple lançar um produto com tela menor e de baixo custo. Isso não aconteceu até agora no entanto.
Mais um tablet para a lista. É provável que a Apple faça uma atualização para o iPad Pro neste ano. O produto foi lançado em 2015 com foco no público profissional. Ele oferece especificações altíssimas para um tablet. Pensando que ele tem como foco um público exigente e que deve oferecer a capacidade de fazer tarefas de alta capacidade, nada mais natural do que receber um processador mais potente neste ano.
Neste ano, a Apple deve lançar seu novo sistema operacional para Macs. Ele será o sucessor do El Capitan (batizado por causa do pico no parque de Yosemite, na Califórnia, que está na foto). Assim como as últimas versões, a atualização deve ser disponibilizada de graça para usuários de notebooks e computadores da Apple. Pouco se sabe sobre o sistema operacional até agora. Será que dessa vez a Siri chega aos Macs?
A nova versão do Mac Pro pode ser anunciada nesse ano. O super-computador da empresa não recebeu atualizações recentemente. Mais dia, menos dia, isso deve acontecer. É provável, portanto, que 2016 seja um ano bom para isso.
O MacBook é o notebook ultrafino (e ultrassimples) da Apple. Apesar do alto preço, ele conta com um processador de baixa capacidade e vem sem entradas USB ou leitor de DVD. A expectativa é que em 2016 a Apple lance uma atualização do produto. Um processador mais poderoso, por exemplo, seria uma ótima novidade nele.
O MacBook Air é outro candidato a atualização. Depois do lançamento do MacBook, alguns rumores apareceram dizendo que a Apple iria mudar a estratégia com o Air. Uma das possibilidades é a chegada de um modelo com tela maior, de cerca de 15 polegadas. Mesmo com a telona, ele continuaria leve e bem fino.