Exame Logo

10 produtos de tecnologia que deixaram de existir em 2014

Orkut, Windows XP e primeira versão do iPod foram alguns dos produtos que deixaram de existir em 2014

Adeus! (Coletivo Mambembe / Flickr)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 07h23.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h54.

São Paulo - O ano que se encerra hoje foi de muitas despedidas no mundo da tecnologia . Além do fim oficial do Orkut , o Windows XP e a primeira versão do iPod também tiveram suas mortes anunciadas. Veja a seguir uma lista com produtos que deixaram de existir em 2014.
  • 2. Orkut

    2 /12(ALEXANDRE BATTIBUGLI/INFO EXAME)

  • Veja também

    A primeira rede social de muitos brasileiros saiu do ar em 2014. Lançado há 10 anos, o Orkut reunia cerca de 4 milhões de usuários ativos até junho. Mas o crescimento do Google+, do YouTube e outros serviços levou o Google a fechar o site no dia 30 de setembro.
  • 3. iPod

    3 /12(Getty Images)

  • A Apple deixou de vender o primeiro modelo do iPod em 2014. Lançado há 13 anos, o player de música não é mais comercializado desde 9 de setembro. Para Tony Fadell, um dos criadores do gadget, a popularização do streaming está entre as causas da morte do iPod.
  • 4. Windows Live Messenger

    4 /12(TAMIRES KOPP / INFO EXAME)

    A China foi o último país a se despedir do Windows Live Messenger. Criado em 1999 como MSN Messenger, o serviço de troca de mensagens não resistiu ao tempo e saiu do ar em outubro - conforme noticiou a BBC. No Brasil, o serviço foi desativado em março de 2013.
  • 5. Pirate Bay

    5 /12(Reprodução)

    Uma operação policial realizada em 9 de dezembro na cidade sueca de Estocolmo foi responsável por tirar do ar o Pirate Bay. A ação foi motivada pela suspeita de que o portal de downloads infrigia direitos autorais. O site havia sido criado há 11 anos.
  • 6. Smartphone da Nokia

    6 /12(Mario Anzuoni/Reuters)

    Ter um smartphone da Nokia virou coisa do passado. Após vender seu negócio de celulares para a Microsoft, em abril, a Nokia deixou de emprestar seu nome a smartphones em novembro. No mesmo mês, saiu o Lumia 535, o 1º smartphone da linha Lumia sem a marca Nokia.
  • 7. Windows XP

    7 /12(Getty Images)

    Desde 8 de abril, a Microsoft não oferece mais suporte para Windows XP. Na prática, a medida representou a morte do sistema operacional lançado há 13 anos. De acordo com a empresa, a prioridade agora é oferecer suporte para novos produtos - como o Windows 8.
  • 8. Flappy Bird

    8 /12(Reprodução / Google Play)

    Ninguém entendeu quando o desenvolvedor de games Dong Nguyen anunciou que tiraria o Flappy Bird de circulação em fevereiro de 2014. O criador do jogo o considerou "viciante". Em agosto, o game foi relançado apenas para Amazon Fire. Mas aí, a febre já tinha passado.
  • 9. Clip Art

    9 /12(Microsoft)

    No começo do mês, a Microsoft anunciou que deixaria de oferecer aos usuários a opção de trabalhar com ilustrações Clip Art. Essas imagens eram muito usadas nos primeiros anos do Office. Porém, o uso das ilustrações vinha diminuindo e a Microsoft decidiu extingui-las.
  • 10. Facebook Poke

    10 /12(Karen Bleier/AFP)

    O app Facebook Poke foi uma tentativa (sem sucesso) do Facebook de vencer o Snapchat. Com funções parecidas, o aplicativo foi lançado em dezembro de 2012. Como não conquistou o público, o app saiu da App Store em 9 de maio - conforme noticiou The Verge.
  • 11. PlayStation Portátil (PSP)

    11 /12(Reprodução)

    A Sony anunciou em junho que vai deixar de vender o PlayStation Portable, mais conhecido como PSP. De acordo com CNET.com, a empresa pretende dar mais atenção ao PlayStation Vita, seu novo console portátil. Lançado  em 2004, o PSP só chegou ao Brasil em 2011.
  • 12. Agora, que tal saber mais sobre o que pode vir por aí?

    12 /12(Divulgação/Apple)

  • Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicaInternetiPodMicrosoftMSN MessengerNokiaOrkutRedes sociaisRetrospectiva 2014Serviços onlineThe Pirate BayWindows

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame