10 formas de carregar a bateria de gadgets com energia solar
Veja como manter sua bateria sempre cheia de maneira sustentável
Da Redação
Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 11h57.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h19.
O XD Design, um escritório chinês, criou um dispositivo equipado com um Girassol Solar capaz de absorver a energia solar e transformá-la em eletricidade para recarregar equipamentos eletrônicos. A universalidade é um dos grandes destaques do Girassol Solar, já que ele oferece opções para o usuário recarregar o gadget a partir de uma entrada miniUSB para uma saída USB. A flor tem dez centímetros e fica sobre o topo de uma haste com 23 centímetros. Já o vaso é equipado com uma bateria de lítio recarregável, com capacidade de 2500 mAh funciona como uma central de carregamento. Duas luzes são responsáveis por mostrar o status da bateria, que é capaz de carregar celulares, mp3, tablets, luminárias, entre outras coisas, segundo o XD Design. O Girassol equipado com placas solares pode ser mantido sobre a mesa. Assim, além de recarregar os gadgets, ele também pode decorar o ambiente, como se fosse uma flor natural. Ele é feito de plástico e está disponível em preto, branco e verde. O equipamento está à venda pela internet por 78 dólares.
O engenheiro elétrico Brian Yanity, que mora na Califórnia, EUA, criou um painel solar portátil que, ao ser afixado na barraca, gera energia solar. Com quatro horas de exposição ao Sol, o painel produz energia suficiente para recarregar completamente um smartphone. Mas só é possível carregar um aparelho por vez porque o painel tem apenas com uma saída USB. O painel pode ficar preso na barraca mesmo na hora de guardá-la, pois a estrutura é maleável. Por ser portátil, o painel também pode ser usado em outras atividades ao ar livre, como um festival de música ou em acampamentos.
A empresa americana Goal Zero criou o Yeti 150, um gerador solar. Ele é pequeno, mas consegue abastecer até uma geladeira. O sistema é equipado com um painel solar Nomad 13 e uma bateria de 150 Wh, que pode ser carregada em 15 horas com energia elétrica. Mas ele se destaca porque ao ficar exposto ao Sol entre cinco e dez horas, se torna capaz de recarregar totalmente um laptop com apenas duas horas de transmissão energética. O aparelho é uma boa opção para regiões em que a rede de transmissão não é boa ou para situações de emergência. Isso é uma garantia de segurança para a população, uma vez que o gerador é capaz de manter as luzes acesas, os celulares carregados e até mesmo as geladeiras em funcionamento.
A Vodafone criou um protótipo de guarda-chuva capaz de recarregar a bateria do smartphone e até de ampliar a frequência do sinal. Feito em parceria com a Universidade College London, o Booster Brolly é feito em fibra de carbono. São 12 células solares na parte superior, que fornecem a energia para a recarga da bateria por meio de um suporte acoplado no cabo do guarda-chuva. Segundo os criadores, o guarda-chuva consegue recarregar a bateria do smartphone em apenas 3 horas por meio de uma porta USB. Há também antenas embutidas que permitem ampliar a frequência do sinal.
A empresa americana Voltaic Systems criou o Spark Tablet Case, um case para tablets com um sistema gerador de energia solar acoplado. Assim, o dispositivo portátil pode ser recarregado sem precisar de energia elétrica. A parte externa da capa é feita de garrafas de refrigerante reutilizadas. O Spark Tablet Case tem quatro painéis fotovoltaicos em sua parte externa. Eles produzem até oito watts de potência. Portanto, são os responsáveis por captar energia solar para recarregar o tablet. O fabricante garante também que é possível carregar outros gadgets com a capa, como celulares, iPods e câmeras fotográficas. Segundo a Voltaic Systems, dez horas de incidência solar direta nesses painéis solares podem carregar um iPad. A bateria também pode ser carregada em qualquer saída USB. Além disso, a capa é à prova d’água e tem almofadas para a proteção do equipamento. A parte interna contém bolsos e compartimentos forrados para manter o dispositivos bem protegido, mesmo quando não for necessário recarregar.
O mPowerpad é capaz de carregar a bateria do iPhone, por exemplo, em seis horas, desde que fique exposto à luz solar durante o dia. Há também outros recursos que podem ser usados enquanto o mPowerpad não estiver carregando o celular. Nesse caso, o usuário pode pegar a energia armazenada pelo gadget e usá-la em lanternas e rádios, por exemplo. O mPowerpad estará disponível no mercado internacional a partir de janeiro de 2012 por 80 dólares. Porém, ainda não há previsão para a venda do produto no Brasil.
O designer Sayalee Kaluskar criou um conceito de óculos escuros com painel de energia solar para recarregar um smartphone. O Ray-Ban Shama Shades é um projeto desenvolvido para a Miami Ad School, em San Francisco, nos Estados Unidos. Em um vídeo de divulgação, os óculos são usados para recarregar um iPhone 5 ao fim de um dia ensolarado, quando as baterias já estão com a carga completa. O usuário, então, remove a haste que contém o painel de captação de energia e a conecta no smartphone.