Exame Logo

10 coisas legais que você pode fazer com o Raspberry Pi

Desde controle de quadricóptero até uma fantasia de Game Boy. Veja 10 utilidades para um Raspberry Pi.

Raspberry Pi (PhotoPin)
DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2015 às 08h12.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h52.

As utilidades do mini computador Raspberry Pi têm se multiplicado e já é possível automatizar e controlar quase tudo. Veja a seguir alguns incríveis projetos usando a peça.
  • 2. Otto

    2 /11(Kickstarter)

  • Veja também

    A câmera Otto funciona como uma máquina fotográfica que cria gifs ao invés de fotos. O resultado é algo próximo ao das fotos de Harry Potter. A Otto também tem integração com o celular: os seus gifs são compartilhados com o smartphone para que você possa postar nas redes sociais.
  • 3. Emulador de Super Nintendo

    3 /11(Reprodução)

  • Talvez uma das coisas mais legais para se fazer com um Raspberry Pi seja esse emulador para jogos de Super Nintendo. A carcaça do aparelho é feito em impressora 3D e o resto dos componentes internos custam em torno de 150 dólares (incluindo o Raspberry Pi que custa 35 dólares). Como você pode imaginar, o processo de montagem não é para qualquer um. Confira aqui .
  • 4. Luzes de Natal

    4 /11(Chivalry Timbers)

    Ainda que falte muitos meses para o Natal, você já pode começar a se preparar para fazer da sua casa a melhor atração da rua nas festas de final de ano. Este projeto postados por Chivalry Timbers usa o Raspberry Pi para desenvolver um sistema de luzes que acompanhem o ritmo das músicas.
  • 5. Fantasia de Game Boy

    5 /11(Reprodução)

    Suas festas a fantasia nunca mais serão as mesmas depois dessa ideia . Usando o Raspberry Pi para emular jogos de Game Boy, este rapaz criou a mais incrível fantasia nerd de todos os tempos. Ele até criou cartuchos próprios que podem ser colocados na traseira da fantasia para trocar de jogo. Não se sabe como funciona esse sistema, mas ele deve envolver portas e conectores USB, além de um monitor.
  • 6. Chromecast com Raspberry Pi

    6 /11(Reprodução)

    O desenvolvedor Lance Seidman decidiu criar o seu próprio Chromecast usando um Raspberry Pi. O aparelho consegue abrir sites através das URLs e alguns atalhos para vídeos do YouTube ou fotos do Flickr.
  • 7. Professor de braile

    7 /11(MUDRA)

    O projeto MUDRA desenvolvido pelos engenheiros Sanskriti Dawle e Aman Srivastav visa ensinar crianças cegas a ler em braile. Usando um Raspberry Pi programado em Python, o sistema indica através de um teclado qual a forma da letra reproduzida sonoramente. Clique aqui para saber mais.
  • 8. Bullet Time

    8 /11(Reprodução)

    Talvez não muito útil, mas muito divertido: usando 48 câmeras e várias placas de Raspberry Pi, os desenvolvedores do PiFace criaram um sistema para gravar vídeos ao estilo Matrix. Usando uma base circular para conectar as câmeras, foi possível captar imagens em 360º. Veja o vídeo .
  • 9. Teclado e mouse compartilhado

    9 /11(Rob Zwetsloot)

    Se você precisa usar muitos computadores no trabalho ou em casa, um teclado e mouse compartilhados seriam de uma ótima utilidade para você. Como tudo que está nesta galeria, essa função também é possível com um Raspberry Pi. Você conecta mouse e teclado no aparelho e ele irá conectá-los com outros computadores da rede — como um desktop e notebook.
  • 10. Quadricóptero

    10 /11(Rob Zwetsloot)

    Um quadricóptero já é divertido naturalmente. Agora, imagine as possibilidades de controlá-lo com um Raspberry Pi. É isso que Rob Zwetsloot mostra em um post no fórum do Linux User & Developer. Veja aqui .
  • 11. Pi-Car

    11 /11(Embark ideas)

    Você pode construir diversos robôs usando um Raspberry Pi. E um carro de controle remoto também está entre essas opções. Você pode construir o seu ‘ Pi-Car ’ que usa um Raspberry Pi para controlar o brinquedo.
  • Acompanhe tudo sobre:ComputadoresGadgetsGamesIndústria eletroeletrônicaINFO

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame