8 candidatos a suceder Steve Ballmer na Microsoft
Assim que Steve Ballmer anunciou que vai deixar o posto de CEO da Microsoft, a bolsa de apostas foi aberta. Quem vai sucedê-lo?
Maurício Grego
Publicado em 25 de agosto de 2013 às 17h26.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h29.
São Paulo – É provável que nem o próprio Steve Ballmer saiba quem vai sucedê-lo na Microsoft. Mas, assim que o CEO anunciou que vai deixar a empresa nos próximos 12 meses, começaram a surgir palpites sobre possíveis sucessores. Alguns são pura maluquice, enquanto outros até fazem sentido. Vejamos oito deles:
Assim que circulou a notícia da saída de Ballmer, surgiram mensagens nas redes sociais dizendo que a Microsoft deveria contratar Elon Musk, fundador da Tesla Motors e da Space X. Mas Musk está num bom momento divulgando seus projetos de carros elétricos, foguetes e transporte terrestre futurista. As chances de ele ir para a Microsoft são praticamente nulas.
A executiva de operações do Facebook até poderia se dar bem à frente da Microsoft (o que faria muita gente compará-la com Marissa Mayer no Yahoo!). Para ela, seria a chance de subir um degrau na carreira. Para a Microsoft, seria apostar em alguém que já demonstrou competência na arte de ganhar dinheiro.
Sinofsky, que liderou o desenvolvimento do Windows 8, saiu da Microsoft no ano passado. Nesta semana, ele assumiu um posto na empresa de investimentos Andreesen Horovitz. É tido como uma pessoa difícil mas competente, com foco no desenvolvimento de produtos. Será que alguém pensaria em chamá-lo de volta?
O perfil de Forstall tem certa semelhança com o de Steve Sinofsky. Na Apple, de onde Forstall saiu no ano passado, sua relação com os demais executivos era tensa. Se a Microsoft quiser um executivo voltado para desenvolvimento de produtos, é um nome possível.
Bates era CEO da Skype quando ela foi comprada pela Microsoft em 2011. Antes disso, passou pela Cisco, onde dirigiu várias divisões comerciais. Em Redmond, Bates chefia a área de desenvolvimento de negócios. É visto como um executivo versátil e experiente. Não será uma grande surpresa se for promovido a CEO.
Entre os atuais executivos da Microsoft, o chinês Qi Lu vem sendo apontado como um dos que poderiam assumir o posto de CEO. Estrela em ascensão na empresa, ele é vice-presidente de aplicações e serviços. É responsável por produtos como Microsoft Office, Skype e MSN. Antes de ir para a Microsoft, trabalhou durante 10 anos no Yahoo!.
Tatarinov, vice-presidente de soluções de negócios da Microsoft, é responsável pelos aplicativos Microsoft Dynamics. Como Qi Lu, ele ganhou força na recente restruturação realizada por Steve Ballmer. Pode ser uma opção se a Microsoft quiser focalizar ainda mais o mercado corporativo.
Veterano da Microsoft, Rudder já foi apontado, no passado, como possível sucessor de Bill Gates. É vice-presidente de pesquisas e estratégias avançadas e lidera o desenvolvimento de novas tecnologias, como a IllumiRoom. Ele não tem se destacado ultimamente. Mas quem sabe o que se passa nos bastidores de Redmond?