10 apps para compartilhar arquivos
Veja 10 soluções em compartilhamento de arquivos e escolha a melhor - ou todas, se quiser
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2013 às 10h22.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h27.
Compartilhar arquivos, para os mais velhos, é sinônimo de carregar disquetes e CDs queimados com aplicativos, softwares e músicas. Para quem usa a internet hoje, a nuvem faz esses discos flexíveis parecerem pré-históricos. A INFO traz uma seleção com os 10 aplicativos mais interessantes para armazenar, gerenciar e compartilhar dados. Há desde webwares, acessíveis em qualquer sistema operacional pelo navegador, a aplicativos de dispositivos móveis e redes de compartilhamento com propósitos específicos. Veja as soluções em compartilhamento de arquivos e escolha a melhor - ou todas, se quiser!
Uma solução interessante para quem usa mais de um computador e quer ter as mesmas informações – ou, pelo menos, parte delas – nas duas máquinas é usar o serviço Dropbox. Além de cuidar da sincronização, ele pode funcionar como um backup de alguns documentos e fotos importantes se algo der errado. São 2 GB gratuitos e um programinha, que pode ser instalado em PCs, Macs e Linux e dispositivos móveis com Android, iOS, BlackBerry e Kindle Fire, para cuidar das transferências. Basta criar uma conta e começar a armazenar os arquivos na nuvem. Há opções para empresas.
O Drive é uma pasta que pode ser totalmente integrada aos serviços do Google, como o Gmail. É possível guardar documentos, fotos, PDFs, vídeos, e outros tipos de dados na nuvem, com integração até para Google Docs. E o mais interessante - e uma das funcionalidades mais bacanas -, é a capacidade do sistema de ler praticamente qualquer tipo de arquivo, de .doc e .xml a .csv. O sistema reconhece textos escaneados com tecnologia OCR - Optical Character Recognition. Até 15 GB de armazenamento são gratuitos. Para quem tem Gmail ou Google Plus, o uso é integrado. Basta começar a usar a pasta virtual no Google.
O box é uma caixa multiuso que permite suporte a múltiplas contas, como os usuários mais organizados que gostam de separar arquivos do trabalho (principal público do Box) de outros documentos e fotos pessoais. É possível guardar qualquer tipo de arquivo de planilhas, textos, imagens, PDFs e apresentações de slides. Com versões para Android, iOS e Windows Phone, além de ser acessível pela web, o app oferece 10 GB de armazenamento gratuito. Baixe o aplicativo e crie uma conta que o acesso à pasta é liberado.
De volta ao mundo online, o "ex-serviço" de Kim Dotcom mudou de nome (agora, é apenas Mega) e ganhou vários recursos, que o tornam mais próximo de um drive virtual do que um compartilhador de arquivos. Entre as novidades, estão a criptografia segura de tudo o que é armazenado. Assim, o Mega passou a ser uma alternativa interessante para compartilhar conteúdo de forma segura. Também oferece um espaço bastante razoável: 50 GB na versão gratuita do serviço.
Com versões para Windows, Mac, iPhone e Android, o Cubby cria uma pasta semelhante à do Dropbox no PC na qual basta jogar os arquivos para dentro e começar a compartilhá-los na nuvem. O serviço poderá ser acessado tanto dentro do programa, quanto pelo navegador. Dá para mandar quantas pastas quiser para a nuvem compartilhada sem gastar o limite de 5GB. O site oferece 5GB gratuitos de armazenamento. Para começar a utilizá-lo o usuário pode baixar o app para seu computador e se cadastrar ou se conectar usando uma conta do LogMeIn.
O SkyDrive é um serviço de cloud da Microsoft, com 25 GB de espaço gratuito para guardar qualquer tipo de dado. A graça do sistema é a possibilidade de criar níveis de disponibilidade na rede: na pública, qualquer usuário do Windows Live pode ter acesso às pastas; na “Somente eu” o acesso é exclusivo. A opção “Minha rede” dá liberdade aos amigos e as “Pessoas selecionadas” são apontadas pelo usuário para ver o conteúdo. Por conta dessas características, o usuário deve ficar atento ao status que fornece aos dados armazenados no SkyBox.
O SugarSync permite salvar na pasta documentos, fotos, músicas e vídeos. Ao ser instalado, o SugarSync adiciona um gerenciador no PC e exige que o usuário faça um cadastro do usuário para funcionar. Feito isso, o software permite que o usuário selecione quais pastas no PC devem ter os arquivos sincronizados com os servidores do SugarSync na nuvem. Caso o internauta tenha o programa instalado em outro PC ou no smartphone, os arquivos que estão na pasta são sincronizados entre os dispositivos automaticamente. Com o recurso, portanto, o usuário consegue manter os dados do computador do trabalhado sincronizado com o computador de casa e, ainda, com o celular.
Bom de compatibilidade, o Slideshare aceita upload de arquivos PPT, PPS, POT, PPTX, POTX e PPSX, além de arquivos do OpenOffice, PDF e KEY. Isso só quando o assunto é apresentação, porque o serviço também compartilha documentos e planilhas. A única restrição é que esses arquivos não podem ter mais de 100 MB. Além de título, descrição e tags, os arquivos podem ser categorizados. É possível tornar sua produção privada apenas para você ou para um grupo de seguidores e ainda autorizar ou não seu download. E dá para sincronizar slides com áudio e inserção de vídeos do YouTube. Tudo fica acessível de qalquer lugar.
O Ubuntu One é um aplicativo para Mac que serve para armazenar dados na nuvem. O serviço se conecta à rede do Ubunutu One e dispõe de 5 GB de capcidade de armazenamento grátis. Além do uso em desktops com o sistema instalado, o Ubuntu One também possui aplicativos para Android e iOS. Também é possível aumentar a capacidade de armazenamento de dados. Com 2,99 dólares por mês, o usuário pode usufruir de 20 GB e, com 3,99 dólares mensais, contará também com streaming de músicas
O ZipCloud permite guardar qualquer tipo de arquivo, de músicas a apresentações, e está disponível para Android, iOS e navegadores (Windows e Mac). Ele tem uma vantagem e uma desvantagem: o espaço para armazenamento é praticamente ilimitado, e isso complementa a facilidade de uso do app. Mas ele custa (US$ 19,95 por mês), e parte de planos de 100 GB de espaço. Para acessar é preciso fazer cadastro no serviço. Há planos para empresas, com licenças para mais de um computador.