Exame Logo

10 apps para compartilhar arquivos

Veja 10 soluções em compartilhamento de arquivos e escolha a melhor - ou todas, se quiser

10 apps para compartilhar arquivos (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 10h22.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h27.

Compartilhar arquivos, para os mais velhos, é sinônimo de carregar disquetes e CDs queimados com aplicativos, softwares e músicas. Para quem usa a internet hoje, a nuvem faz esses discos flexíveis parecerem pré-históricos. A INFO traz uma seleção com os 10 aplicativos mais interessantes para armazenar, gerenciar e compartilhar dados. Há desde webwares, acessíveis em qualquer sistema operacional pelo navegador, a aplicativos de dispositivos móveis e redes de compartilhamento com propósitos específicos. Veja as soluções em compartilhamento de arquivos e escolha a melhor - ou todas, se quiser!
  • 2. Dropbox

    2 /12(Reprodução)

  • Veja também

    Uma solução interessante para quem usa mais de um computador e quer ter as mesmas informações – ou, pelo menos, parte delas – nas duas máquinas é usar o serviço Dropbox. Além de cuidar da sincronização, ele pode funcionar como um backup de alguns documentos e fotos importantes se algo der errado. São 2 GB gratuitos e um programinha, que pode ser instalado em PCs, Macs e Linux e dispositivos móveis com Android, iOS, BlackBerry e Kindle Fire, para cuidar das transferências. Basta criar uma conta e começar a armazenar os arquivos na nuvem. Há opções para empresas.
  • 3. Google Drive

    3 /12(Reprodução)

  • O Drive é uma pasta que pode ser totalmente integrada aos serviços do Google, como o Gmail. É possível guardar documentos, fotos, PDFs, vídeos, e outros tipos de dados na nuvem, com integração até para Google Docs. E o mais interessante - e uma das funcionalidades mais bacanas -, é a capacidade do sistema de ler praticamente qualquer tipo de arquivo, de .doc e .xml a .csv. O sistema reconhece textos escaneados com tecnologia OCR - Optical Character Recognition. Até 15 GB de armazenamento são gratuitos. Para quem tem Gmail ou Google Plus, o uso é integrado. Basta começar a usar a pasta virtual no Google.
  • 4. Box

    4 /12(Reprodução)

    O box é uma caixa multiuso que permite suporte a múltiplas contas, como os usuários mais organizados que gostam de separar arquivos do trabalho (principal público do Box) de outros documentos e fotos pessoais. É possível guardar qualquer tipo de arquivo de planilhas, textos, imagens, PDFs e apresentações de slides. Com versões para Android, iOS e Windows Phone, além de ser acessível pela web, o app oferece 10 GB de armazenamento gratuito. Baixe o aplicativo e crie uma conta que o acesso à pasta é liberado.
  • 5. Mega

    5 /12(Reprodução)

    De volta ao mundo online, o "ex-serviço" de Kim Dotcom mudou de nome (agora, é apenas Mega) e ganhou vários recursos, que o tornam mais próximo de um drive virtual do que um compartilhador de arquivos. Entre as novidades, estão a criptografia segura de tudo o que é armazenado. Assim, o Mega passou a ser uma alternativa interessante para compartilhar conteúdo de forma segura. Também oferece um espaço bastante razoável: 50 GB na versão gratuita do serviço.
  • 6. Cubby

    6 /12(Reprodução)

    Com versões para Windows, Mac, iPhone e Android, o Cubby cria uma pasta semelhante à do Dropbox no PC na qual basta jogar os arquivos para dentro e começar a compartilhá-los na nuvem. O serviço poderá ser acessado tanto dentro do programa, quanto pelo navegador. Dá para mandar quantas pastas quiser para a nuvem compartilhada sem gastar o limite de 5GB. O site oferece 5GB gratuitos de armazenamento. Para começar a utilizá-lo o usuário pode baixar o app para seu computador e se cadastrar ou se conectar usando uma conta do LogMeIn.
  • 7. SkyDrive

    7 /12(Reprodução)

    O SkyDrive é um serviço de cloud da Microsoft, com 25 GB de espaço gratuito para guardar qualquer tipo de dado. A graça do sistema é a possibilidade de criar níveis de disponibilidade na rede: na pública, qualquer usuário do Windows Live pode ter acesso às pastas; na “Somente eu” o acesso é exclusivo. A opção “Minha rede” dá liberdade aos amigos e as “Pessoas selecionadas” são apontadas pelo usuário para ver o conteúdo. Por conta dessas características, o usuário deve ficar atento ao status que fornece aos dados armazenados no SkyBox.
  • 8. SugarSync

    8 /12(Reprodução)

    O SugarSync permite salvar na pasta documentos, fotos, músicas e vídeos. Ao ser instalado, o SugarSync adiciona um gerenciador no PC e exige que o usuário faça um cadastro do usuário para funcionar. Feito isso, o software permite que o usuário selecione quais pastas no PC devem ter os arquivos sincronizados com os servidores do SugarSync na nuvem. Caso o internauta tenha o programa instalado em outro PC ou no smartphone, os arquivos que estão na pasta são sincronizados entre os dispositivos automaticamente. Com o recurso, portanto, o usuário consegue manter os dados do computador do trabalhado sincronizado com o computador de casa e, ainda, com o celular.
  • 9. SlideShare

    9 /12(Reprodução)

    Bom de compatibilidade, o Slideshare aceita upload de arquivos PPT, PPS, POT, PPTX, POTX e PPSX, além de arquivos do OpenOffice, PDF e KEY. Isso só quando o assunto é apresentação, porque o serviço também compartilha documentos e planilhas. A única restrição é que esses arquivos não podem ter mais de 100 MB. Além de título, descrição e tags, os arquivos podem ser categorizados. É possível tornar sua produção privada apenas para você ou para um grupo de seguidores e ainda autorizar ou não seu download. E dá para sincronizar slides com áudio e inserção de vídeos do YouTube. Tudo fica acessível de qalquer lugar.
  • 10. Ubuntu One

    10 /12(Reprodução)

    O Ubuntu One é um aplicativo para Mac que serve para armazenar dados na nuvem. O serviço se conecta à rede do Ubunutu One e dispõe de 5 GB de capcidade de armazenamento grátis. Além do uso em desktops com o sistema instalado, o Ubuntu One também possui aplicativos para Android e iOS. Também é possível aumentar a capacidade de armazenamento de dados. Com 2,99 dólares por mês, o usuário pode usufruir de 20 GB e, com 3,99 dólares mensais, contará também com streaming de músicas
  • 11. ZipCloud

    11 /12(Reprodução)

    O ZipCloud permite guardar qualquer tipo de arquivo, de músicas a apresentações, e está disponível para Android, iOS e navegadores (Windows e Mac). Ele tem uma vantagem e uma desvantagem: o espaço para armazenamento é praticamente ilimitado, e isso complementa a facilidade de uso do app. Mas ele custa (US$ 19,95 por mês), e parte de planos de 100 GB de espaço. Para acessar é preciso fazer cadastro no serviço. Há planos para empresas, com licenças para mais de um computador.
  • 12. Veja também

    12 /12(PlaceIt/Exame.com)

  • Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPadApps para iPhoneComputação em nuvemInternetiPadiPhone

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame