Exame Logo

10 apps essenciais para os negócios segundo 3 empreendedores

Confira nesta galeria uma seleção de apps que irão ajudá-lo a monitorar projetos, aumentar a produtividade da equipe e até economizar em viagens

Apps para empreendedores (Image under a free license by Placeit)

Gabriela Ruic

Publicado em 7 de novembro de 2013 às 05h00.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h24.

São Paulo – EXAME.com conversou com três empreendedores em busca de dicas de apps para smartphones e tablets que vão ajudá-lo a melhor gerenciar o seu negócio. Bruna Bittencourt, fundadora e CEO da startup de organização de casamentos Emotion.me, apostou em alternativas que vão tornar os processos mais eficientes. Samir Iásbeck, fundador e CEO do game Qranio, por sua vez, indicou apps que vão auxiliá-lo a economizar em viagens e a gerenciar a sua rede de contatos. Já Genau Lopes, CEO da empresa de customização de materiais impressos Joox, recomendou opções para o monitoramento de projetos e que podem aumentar a produtividade da equipe. Confira nesta galeria.
  • 2. Pivotal Tracker

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    Disponível em: iOS Preço: O download do app é gratuito, mas a contratação do serviço varia entre 7 e 175 dólares por mês. Descrição: Recomendado por Bruna, o Pivotal Tracker tem como objetivo ajudar os times de tecnologia no monitoramento do progresso dos seus projetos. De acordo com a empreendedora, o interessante deste app é o fato de ele oferecer visões micro e macro de tudo o que está em desenvolvimento. “No fim do dia, temos uma linha do tempo que mostra até quanto tempo falta para a entrega daquele projeto”, explicou.
  • 3. Sprout Social

    3 /12(Divulgação)

  • Disponível em: iOS e Android Preço: O download do app é gratuito, mas a contratação do serviço varia entre 39 e 99 dólares por mês. Descrição: Segundo Bruna, este app é usado pela equipe de marketing para o gerenciamento das redes sociais nas quais a empresa está. Para a empreendedora, o destaque do Sprout Social é o fato de ele informar detalhes sobre a movimentação do perfil como, por exemplo, de onde vêm os usuários. “Conseguimos agendar conteúdos e, no final da semana, temos um relatório sobre o nosso desempenho.”
  • 4. Evernote Business

    4 /12(Divulgação)

    Disponível em: iOS e Android Preço: O download do app Evernote é gratuito, mas o serviço Business custa 20 reais mensais por usuário Descrição: Bruna explica que aproveita as funções do Evernote Business em praticamente todas as áreas da empresa, do marketing à tecnologia, passando até pelo financeiro. O app conta com funções que permitem o compartilhamento de documentos entre diferentes usuários e também a busca em arquivos em PDF e imagens. “Ele nos ajuda a otimizar a produtividade interna da empresa”, explicou a empreendedora.
  • 5. Trello

    5 /12(Reprodução/Exame.com)

    Disponível em: iOS e Android Preço: Gratuito Descrição: Este aplicativo transforma a tela do seu smartphone em uma espécie de mural, no qual é possível organizar as suas tarefas em cartões virtuais. Segundo Bruna, o Trello permite que a equipe saiba quem é a pessoa responsável pela execução daquela tarefa e quais serão os próximos passos. Tudo o que é feito no app é automaticamente sincronizado com outros dispositivos.
  • 6. Klout

    6 /12(Divulgação)

    Disponível em: iOS e Android Preço: Gratuito Descrição: Este app tem como objetivo medir o grau de influência que um perfil tem nas redes sociais. A análise leva em conta fatores como número de curtidas no Facebook ou retuítes no Twitter. Iásbeck explicou que aproveita o app em seu iPhone para estar sempre de olho no desempenho dos perfis do Qranio na internet.
  • 7. Dial4me

    7 /12(Divulgação)

    Disponível em: iOS e Android Preço: Gratuito Descrição: Para empreendedores que estão sempre na estrada, um app VoIP que pode facilitar a comunicação com sua equipe é o Dial4me. “Sempre uso em viagens internacionais, pois ele torna mais baratas as ligações feitas e recebidas fora do Brasil”, explicou Iásbeck. Além de ligações, é possível também enviar mensagens de texto.
  • 8. Remote

    8 /12(Divulgação)

    Disponível em: iOS Preço: Gratuito Descrição: Empreendedores usuários de dispositivos da Apple podem aproveitar o app Remote para transformar o seu iPhone, por exemplo, em um controle remoto. “Quando estou em evento ou apresentação, às vezes não tenho como conectar um mouse, então uso o app como ferramenta para tal”, explica Lopes.
  • 9. Basecamp

    9 /12(Divulgação)

    Disponível em: iOS Preço: O download do app é gratuito, mas a contratação do serviço tem preços que varia de acordo com a abrangência do plano.  Descrição: Segundo Lopes, o Basecamp é usado por toda a equipe da empresa, pois ajuda no desenvolvimento e gerenciamento de projetos. “Se um membro precisar de alguma tarefa específica de alguém em outro setor, poderá colocar no Basecamp, onde todos visualizarão a demanda em tempo real”, explicou.
  • 10. Clockwork Tomato

    10 /12(Divulgação)

    Disponível em: Android Preço: Gratuito Descrição: Segundo Lopes, este app é usado especificamente pela equipe de desenvolvimento da empresa e é um método que tem como objetivo aumentar a produtividade. “Ele divide as tarefas em períodos de 25 minutos, separados por intervalos curtos”, explicou ele. Esta técnica, conhecida como “pomodoro”, foi elaborada pelo italiano Francesco Cirillo nos anos 80 e tem como base a premissa de que pequenos intervalos são capazes de aumentar a agilidade e produtividade de uma pessoa. Usuários de iPhone podem ter os mesmos recurso no app gratuito It’s Focus Time, que também está disponível na web.
  • 11. CardMunch

    11 /12(Divulgação)

    Disponível em: iOS Preço: Gratuito Descrição: “Para quem troca muitos cartões, o CardMunch é essencial”, pontua Iásbeck. O app captura uma imagem do cartão de visita da pessoa e verifica então qual é o seu perfil na rede social profissional, mostrando ainda as conexões compartilhadas.
    “Ele ainda permite que eu salve o contato na agenda do smartphone”, explicou o empreendedor. Este app, contudo, não está disponível na App Store brasileira. Portanto, para fazer o seu download é necessário ter uma conta nos Estados Unidos, por exemplo.
  • 12. Agora veja a seleção da semana de EXAME.com

    12 /12(Image by Placeit.net / EXAME.com)

  • Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsApps AndroidApps para iPadApps para iPhoneIndústria eletroeletrônicaiPadiPhoneSmartphonesTablets

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame