Tecnologia

Fios para quê?

Fuja do espaguete de cabos com uma rede muito elegante

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h44.

Hardware

Dois PCs sem fio

Uso


Rede wireless com compartilhamento de impressora e de conexão com a internet


Grau de
dificuldade

(um pouco difícil)


Adoramos


Rede elegante, que dá mobilidade ao usuário


Odiamos


A distribuição de banda entre os micros para acesso à internet é irregular


Tempo de instalação


Três horas


Custo de hardware
da rede (R$)


1 418


Você vai precisar de:

2 interfaces WiFi (802.11b)
para PC de mesa (com placa PCI).
O modelo WL 210, da Compaq, 709 reais

O padrão 802.11b, ou WiFi, é a melhor opção para uma rede sem fio. Além de dispensar os cabos (e os estragos nas paredes que eles freqüentemente exigem), dá mobilidade às pessoas. Quem tem um notebook com 802.11b, por exemplo, pode usá-lo no sofá da sala ou na mesa da cozinha sem perder a conexão. O notebook pode ser levado de casa para o trabalho e ter acesso imediato à rede corporativa. Existe também um serviço, da empresa Pointer, que oferece acesso à internet nos principais aeroportos brasileiros via WiFi. Assim, quem viaja muito pode aproveitar melhor o tempo gasto no aeroporto.


Esse é o lado bom, mas o padrão 802.11b também tem desvantagens. Para começar, ele não é muito rápido. Com dois micros, a velocidade medida em testes do INFOLAB foi boa, cerca de 5 Mb/s. Mas essa banda é repartida quando há mais máquinas na área. A velocidade também pode cair se houver outro equipamento próximo operando a 2,4 GHz, a freqüência do WiFi, embora isso nem sempre aconteça. Nos testes, o INFOLAB acionou telefone sem fio operando nessa freqüência perto dos micros e não notou nenhuma degradação.


A especificação 802.11b inclui o protocolo de segurança WEP, que deveria proporcionar uma segurança equivalente à de uma rede com fio. E aí vem outra desvantagem: na prática, muitas falhas têm sido encontradas no WEP. Por isso, essas redes são consideradas menos seguras que as tradicionais Ethernet com fio. Uma última desvantagem do 802.11b é que essa tecnologia é muito mais cara que a Ethernet convencional.


Mas pense bem, ou melhor, imagine. Pedreiros destruindo a pintura da sala, cimento no chão, cabo para cá, cabo para lá dentro das paredes
- montar uma rede com fio também tem sua dose de chateações. Deixar os fios espalhados pela casa, sem mexer nas paredes, também não é boa idéia, ou é? Por essa e outras, a rede sem fio tem um futuro promissor. O INFOLAB montou duas redes desse tipo. A primeira, descrita nesta página, é a mais simples. Ela conecta dois (ou mais) micros entre si em arquitetura peer-to-peer. Interligados, os PCs compartilham uma única conexão com a internet, via cable modem, usam a mesma impressora e trocam arquivos.

Instalação do hardware
Montar uma rede WiFi peer-to-peer envolve muitos passos, mas nenhum muito complicado. Para conectar dois micros de mesa, um Pentium III de 866 MHz e um Celeron 900 MHz, ambos com 128 MB e Windows 98, o INFOLAB usou duas placas PCI de rede sem fio da Compaq. Essa placa é uma interface PCI/PC Card que vem com um cartão PC Card WiFi para ser encaixado nela. Vamos instalar primeiro a placa e depois o cartão. Certifique-se de ter o CD do Windows 98 à mão. Ele vai ser requisitado em vários momentos. Para começar, desligamos o micro, abrimos o gabinete, encaixamos a placa sem o cartão num conector PCI e apertamos o parafuso de fixação. Em seguida, fechamos o gabinete e ligamos o micro. O Windows detecta a nova placa e instala o programa controlador. Em seguida, inserimos no drive o CD que vem com a placa e instalamos o Client Manager, programa de gerenciamento da Compaq.


O próximo passo é encaixar o cartão PC Card na placa adaptadora, o que pode ser feito com o micro ligado. O Windows 98 reconhece o cartão e instala o programa controlador para ele. No caso do cartão da Compaq, durante a instalação é exibida uma tela para configuração. Depois de clicar em Edit Configuration, damos um nome para a rede, que deverá ser o mesmo em todos os micros. No menu da direita, escolhemos Peer-toPeer Group. Para habilitar a criptografia, clique em Enable Data Security e digite uma senha com 13 caracteres. Essa senha também deverá ser a mesma em todos os micros. Interfaces 802.11b de qualquer marca deveriam ser compatíveis entre si. Mas o INFOLAB verificou que pode ser necessário desabilitar a criptografia para que cartões de fabricantes diferentes possam se comunicar.

Configuração do Windows
Terminada a instalação da interface, vamos ativar os serviços de rede do Windows 98. Clicamos em Iniciar/Configurações/Painel de Controle e, em seguida, damos um duplo clique em Rede. Na aba Configuração, aparecem os componentes instalados. Verifique se o protocolo TCP/IP está entre eles e se aparece associado à interface sem fio (no nosso caso, Compaq WL 110 PC Card). Se não estiver, clicamos em Adicionar. Escolhemos Protocolo e clicamos novamente em Adicionar. Selecionamos o fabricante Microsoft e o protocolo TCP/IP e clicamos em OK. Novamente na aba Configuração, verifique se o Compartilhamento de Arquivos e Impressoras está instalado. Se não estiver, clique no botão correspondente a essa opção, abaixo, para configurá-la.


Abra o Windows Explorer e escolha a pasta ou disco que quer compartilhar com os demais micros. Clique com o botão direito e escolha Compartilhamento. Na janela que se abre, assinale Compartilhado e, se quiser, digite uma senha para acesso. Para compartilhar a impressora, clique em Iniciar/Configurações/Impressoras. Clique com o botão direito na impressora e escolha Compartilhamento. Tanto a instalação das placas e cartões WiFi como a configuração do Windows deverão ser feitas em cada um dos micros. Para instalar o driver de impressora no micro cliente (aquele que não tem a impressora conectada diretamente), clique em Iniciar/Configurações/Impressoras e, em seguida, dê um duplo clique em Adicionar Impressora. Vá clicando em Avançar. Escolha Impressora de Rede. Quando o Windows pedir o caminho de rede, clique em Procurar. Navegue até encontrar o micro que tem a impressora, selecione-a e continue clicando em avançar.

Acesso à internet
Terminada a configuração da impressora, já é possível transferir arquivos de um micro para outro, e ambos podem imprimir. Dando um duplo clique no ícone Ambiente de Rede, podemos
ver os micros conectados e os discos e pastas compartilhados. O próximo passo é configurar o acesso à internet. O INFOLAB empregou uma conexão por cable modem nessa rede. O cabo que vem do cable modem é ligado a uma interface Ethernet num dos micros. Nesse micro, vamos configurar o compartilhamento.


Para isso, abra o Painel de Controle e dê um duplo clique em Adicionar ou Remover Programas. Na aba Instalação do Windows selecione Ferramentas para a Internet. Clique no botão Detalhes, selecione Internet Connection Sharing e clique em OK. O Windows vai instalar esse programa e iniciar um assistente. Siga as instruções da tela e, quando solicitado, coloque um disquete no drive. O Windows vai gravar nele o programa que deve ser rodado nos demais micros para configurá-los. Terminada essa etapa, todos os micros devem ser capazes de acessar a internet.

Proteção contra intrusos
Falta instalar o antivírus e o firewall, sem os quais nenhuma rede de respeito pode existir. Nesta rede, instalamos o PC Cillin, da Trend Micro. Como temos apenas dois micros, não vale a pena usar um antivírus específico para rede, que é muito mais caro. Optamos por duas licenças da versão para uso pessoal. O firewall ZoneAlarmPro é instalado apenas no micro que está ligado ao cable modem. Embora esse software tenha uma versão gratuita, ela não suporta o compartilhamento de conexão. Por isso, usamos a versão paga. Quando o instalador perguntar se você quer dar permissão ao navegador para acessar a internet, diga sim assinalando essa opção. Na tela Configuring your ICS/NAT, assinale a opção This Computer is the Gateway. Nessa mesma tela, digite o endereço IP do micro. Para obtê-lo, clique em Iniciar/Executar, digite winipcfg e clique em OK. Na tela que aparece, selecione a interface sem fio no menu à direita. Copie o endereço IP (exemplo: 192.168.0.1) para a tela de instalação do ZoneAlarm. No teste do INFOLAB, o software funcionou bem sem nenhum ajuste adicional.

Software
Antivírus
PC-cillin 2000, da Trend Micro, 79 reais por micro.
Versão de demonstração: www.uol.
com.br/ info/aberto/ download/1305.shl

Firewall


ZoneAlarm Pro, da Zone Labs, 39,95 dólares, shareware disponível no
Download INFO: www.uol.
com.br/ info/ aberto/ download/ 2206.shl

Anterior

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Adeus ao TikTok? Influenciadores tentam se reinventar diante de possível banimento nos EUA

Adiamento de foguete da Blue Origin desafia a ambição espacial de Jeff Bezos

Zuckerberg critica falta de inovação da Apple: "Não sei se estão vendendo mais iPhones"

O Capitão América está diferente: Mark Zuckerberg se apresenta como herói da democracia