Revista Exame

Os 7 erros de Eike Batista na queda do grupo EBX

Histórias de sucesso inspiram. Histórias de fracasso ensinam. Como executivos e empresários de qualquer setor podem aprender com a incrível ascensão e a fulminante queda de Eike Batista?


	Eike Batista, dono do grupo EBX: em apenas dois anos, passou de candidato a mais rico do mundo a fracasso na bolsa. Sete erros explicam sua crise
 (Marcelo Correa/EXAME.com)

Eike Batista, dono do grupo EBX: em apenas dois anos, passou de candidato a mais rico do mundo a fracasso na bolsa. Sete erros explicam sua crise (Marcelo Correa/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de agosto de 2013 às 22h38.

São Paulo - Em seu livro Como as Gigantes Caem, o pesquisador americano Jim Collins afirma que as grandes corporações passam por cinco estágios até sua morte definitiva. São eles: o excesso de confiança proveniente do sucesso, a busca indisciplinada por mais, a negação de riscos e perigos, a luta desesperada pela salvação e a entrega resignada à irrelevância.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, o único que você precisa.

  • Acesso ilimitado ao conteúdo exame.com
  • Acesso à revista EXAME no formato digital
  • Revista Impressa
  • Reportagens Especiais
Acompanhe tudo sobre:AmbevAppleBebidasEBXEdição 1045Eike BatistaEmpresáriosEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas belgasEmpresas brasileirasempresas-de-tecnologiaGás e combustíveisgestao-de-negociosIndústria do petróleoMineraçãoMMXNovonor (ex-Odebrecht)OGpar (ex-OGX)OSXPersonalidadesPetróleoSiderúrgicasTecnologia da informação

Mais de Revista Exame

Oásis perene: como a dona da Riachuelo apoia oficinas de costura no sertão do RN

Instituto cultural de Porto Alegre atingido pela enchente prepara expansão e projeto de prevenção

Sem mau tempo: bar icônico de Porto Alegre retoma após enchente sem perder o bom-humor

Formas e funções: indicamos cinco gadgets para os seus momentos de lazer