TikTok vai distribuir 100 mil livros de graça na Avenida Paulista; veja como conseguir
Em comemoração ao potencial da comunidade BookTok, rede social chinesa vai abrir livraria temporária no Conjunto Nacional, que funcionará em horário comercial
Repórter de POP
Publicado em 10 de dezembro de 2024 às 14h02.
Quem conhece o TikTok como a plataforma de dança da geração Z talvez não saiba que, entre as tendências, está uma das maiores comunidades de literatura do mundo: #BookTokBrasil.E por causa dela, a rede social chinesa deu um novo passo: abriu uma livraria temporária e vai distribuir 100 millivrosde graça a partir desta quarta-feira, 11.
Até o dia 17 de dezembro, a livraria ficará localizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e funcionará das 10h às 20h, de segunda a sexta, e de 12h às 20h, durante o fim de semana.
Para participar, interessados devem ter mais de 13 anos e realizar um cadastro presencial ao chegar no local. Após o registro, cada visitante receberá um voucher que permitirá a retirada de até cincolivros entre os mais de 30 títulos, nacionais e internacionais, disponíveis. A distribuição é limitada a um voucher por CPF, com prioridade para estudantes da rede pública até o Ensino Médio, que devem apresentar a carteirinha escolar.
A curadoria das obras que estarão disponíveis foi realizada, a convite do TikTok, por um comitê de BookTokers relevantes: Digão Roque, Patrick Torres e Karine Leôncio. Entre os títulos selecionados, está " Memórias Póstumas de Brás Cubas ", de Machado de Assis, que viralizou após uma criadora americana elogiá-lo como um dos melhores que ela já leu. Além dele, estão na lista " Ainda Estou Aqui ", de Marcelo Rubens Paiva, "Tudo é Rio", de Carla Madeira, "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório, "Uma Família Feliz", de Raphael Montes, " É Assim Que Acaba ", de Colleen Hoover, e muitos outros.
A "Livraria dos Mais Assistidos no TikTok" foi concebida e executada pelo estúdio criativo AKQA Casa e a logística dos livros foi facilitada pela distribuidora Catavento, que trabalha com mais de 500 editoras em todo o país.
Veja a lista de livros disponíveis na livraria do TikTok
Sujeito a disponibilidade de estoque.
- A Biblioteca da Meia-Noite, Matt Haig (Bertrand Brasil)
- A Empregada Está de Olho, Freida McFadden (Arqueiro)
- A Vegetariana, Han Kang (Todavia)
- As Irmãs Blue, Coco Mellors (Astral Cultural)
- Ainda Estou Aqui, Marcelo Rubens Paiva (Alfaguara)
- Amêndoas, Won-Pyung Sohn (Rocco)
- Assistente do Vilão, Hannah Nicole Maehrer (Alt)
- Divinos Rivais, Rebecca Ross (Alt)
- É Assim que Acaba, Colleen Hoover (Galera)
- É Assim que Começa, Colleen Hoover (Galera)
- Era Uma Vez Um Coração Partido, Stephanie Garber (Gutenberg)
- A Hora da Estrela, Clarice Lispector (Rocco)
- Leitura de Verão, Emily Henry (Verus)
- Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis (Martin Claret e Principis)
- Nadando no Escuro, Tomasz Jedrowski (Astral Cultural)
- Nem Te Conto, Emily Henry (Verus)
- Noiva, Ali Hazelwood (Arqueiro)
- O Avesso da Pele, Jefferson Tenório (Companhia das Letras)
- Olhos d’Água, Conceição Evaristo (Pallas)
- Torto Arado, Itamar Vieira Junior (Todavia)
- Trono de Vidro - Vol. 01 ao Vol. 8, Sarah J. Maas (Galera)
- Tudo é Rio, Carla Madeira (Record)
- Uma Família Feliz, Raphael Montes (Companhia das Letras)
- Verity, Colleen Hoover (Galera)
BookTok: maior comunidade de leitores online
Com mais de 2,5 milhões de publicações, o BookTokBrasil é um autêntico espaço de encontro entre leitores, autores e fãs de livros, ao mesmo tempo em que estimula a venda de obras que se tornam tendência. O espaço não só estimula a leitura— necessária em um país como o Brasil, no qual as pessoas leem somente um livro por ano, segundo Instituto Pró-Livro —, mas também incentiva a escrita e a entrada de novos autores no mercado.
Diferente das tradicionais resenhas escritas, os vídeos no TikTok são dinâmicos e envolventes, muitas vezes com trilhas sonoras populares e edições criativas. O impacto do BookTok vai além das resenhas emocionais. A comunidade também abraça diferentes formas de conteúdo literário, desde dicas de organização de estantes até recriações dramáticas de cenas de livros.
Em 2024, o BookTok "viralizou" vários filmes que são considerados clássicos da literatura brasileira. " A Hora da Estrela ", de Clarice Lispector e "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis, que foram lidos por uma criadora de conteúdo da comunidade nos Estados Unidos, começaram a esgotar em algumas livrarias menores do Brasil. Tiveram aumento de venda considerável também na Amazon.
No resto do mundo, o movimento surgiu durante a pandemia de covid-19, quando muitos buscaram refúgio na leitura e nas conexões virtuais. A criadora de conteúdo Ayman Chaudhary, por exemplo, postou uma resenha emotiva do livro "The Song of Achilles", de Madeline Miller. O vídeo, que expressava a profunda emoção que a história lhe causou, tornou-se viral e impulsionou as vendas do livro, que começaram a ultrapassar as 10 mil cópias semanais.
Carol Baracat, Diretora Global de Marketing Integrado do TikTok, ressalta que o "BookTok é muito especial para o TikTok, pois acreditamos no poder transformador da leitura, fazendo dessa comunidade um lugar de conexão e incentivo desse hábito."
Para se ter uma dimensão do tamanho dessa comunidade, só de janeiro a outubro, mais de 1,2 milhão de postagens foram feitas na plataforma com a hashtag #BookTok no mundo todo. A executiva completa: "o TikTok já demonstrou o poder de transcender a tela, gerando um impacto real e positivo na vida de muitas pessoas, seja descobrindo novos títulos, impulsionando vendas de autores, e até prateleiras especiais nas livrarias com sucessos da plataforma. Por isso, nada mais legal do que trazer toda essa conversa para o mundo real com uma livraria de rua, facilitando também o acesso à leitura."