A comparação foi feita em relação à média nacional, levando em conta os produtos que estiveram em ascensão em cada estado, entre janeiro e abril de 2023 (LightRocket/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 15 de maio de 2023 às 12h47.
Última atualização em 15 de maio de 2023 às 12h53.
Em um país com dimensões continentais como o Brasil, a região onde vivem os consumidores pode gerar interesse por produtos de segmentos diferentes, assim como impactar nos hábitos de consumo.
A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, buscou entender o comportamento regional dos usuários e mapeou as categorias e os itens que têm se destacado de norte a sul do país.
A comparação foi feita em relação à média nacional, levando em conta os produtos que estiveram em ascensão em cada estado, entre janeiro e abril de 2023, resultando em uma lista de produtos mais vendidos em cada região do país.
Os itens de tecnologia estão entre os mais desejados pelos consumidores na grande maioria dos estados. No norte do país, fone de ouvido com microfone é o mais vendido no Amapá e no Pará, e o Walkie Talkie aparece como escolha principal no Acre e em Rondônia. No mapa, é possível observar que o produto também é o mais vendido no Mato Grosso.
Ainda em tecnologia e acessórios, no sudeste do Brasil, o suporte para TV é o preferido dos cariocas, enquanto no Espírito Santo são as travas de fixação que emendam os fios, ou seja, itens bem práticos para o dia a dia em casa. No Rio Grande do Sul, câmera de segurança é o item mais vendido.
No levantamento de produtos mais vendidos por região - realizado em setembro de 2022, a categoria também foi destaque na maioria dos estados. Com itens como drones (Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins) e os relógios digitais mais esportivos (Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Roraima e Sergipe) e os inteligentes (Ceará, Amazonas, Piauí e Rio Grande do Norte).
Dos nove estados da região Nordeste, seis têm produtos da categoria de moda entre os mais vendidos. Na Bahia e em Pernambuco, o sapato social masculino (modelo oxford) é o item preferido, enquanto em Alagoas é o mocassim masculino.
No centro-oeste, os produtos de moda também lideram em dois estados. A bota preta feminina é a mais vendida em Goiás. Já no Sudeste, a categoria tem destaque em Minas Gerais: a calça jeans masculina é a número um dos mineiros.
No ano passado, a categoria também foi a favorita em alguns estados, na Bahia a sandália de amarração fez sucesso, enquanto no Espírito Santo a eleita foi a de “saltinho delicado” ou “salto bloco”. Em Minas Gerais, por sua vez, o consumidor ficou mais à vontade: o interesse maior é pelos chinelos.
Além de moda e tecnologia, itens voltados para lifestyle também são bastante buscados na plataforma em alguns estados. Em São Paulo, por exemplo, o item mais vendido é o jornal para pet biodegradável, o que reforça que os cuidados com os pets são uma prioridade para os paulistas.
Em Santa Catarina, a essência para aromatizador elétrico e umidificador é o produto número um da lista. Já no Mato Grosso do Sul, o capacete para moto feminino é o item mais vendido.