Pop

Relembre os desenhos e séries que fizeram sucesso nos anos 80

Os anos 1980 foram recheados de ótimas séries e desenhos na televisão

Anos 1980 marcaram uma geração com seus desenhos e séries (D&D Entertainment/Reprodução)

Anos 1980 marcaram uma geração com seus desenhos e séries (D&D Entertainment/Reprodução)

Fernando Olivieri
Fernando Olivieri

Redator na Exame

Publicado em 20 de junho de 2024 às 14h21.

Última atualização em 20 de junho de 2024 às 14h22.

Os anos 1980 foram uma década marcante para a televisão, trazendo uma vasta gama de desenhos animados e séries que deixaram uma impressão duradoura no público. Esta época foi uma verdadeira era de ouro, tanto para os desenhos quanto para as séries de TV, que até hoje são lembradas com carinho e nostalgia por aqueles que cresceram assistindo a esses programas icônicos. Os personagens, histórias e músicas temas desses programas se tornaram parte da cultura popular, influenciando gerações e moldando a indústria do entretenimento.

Os desenhos animados dos anos 80 conquistaram crianças e adultos com suas tramas envolventes e personagens cativantes. Muitas dessas animações traziam lições de moral e aventuras épicas que prendiam a atenção de todos. Da mesma forma, as séries de TV da época, com suas narrativas inovadoras e personagens memoráveis, tornaram-se sucessos instantâneos, cativando audiências ao redor do mundo.

Neste artigo, vamos relembrar alguns dos desenhos e séries mais populares da década de 1980. Vamos mergulhar nas memórias desses programas que marcaram uma geração e continuam a ser referências culturais até hoje.

Desenhos

Caverna do Dragão (1983 - 1985)

"Caverna do Dragão" segue um grupo de jovens que são transportados para um mundo mágico e perigoso enquanto andavam em uma montanha-russa. Guiados pelo enigmático Mestre dos Magos e enfrentando o vilão Vingador, os personagens embarcam em aventuras na tentativa de encontrar o caminho de volta para casa. O desenho é conhecido por seu final inconclusivo, que gerou inúmeras teorias entre os fãs.

ThunderCats (1985 - 1989)

"ThunderCats" narra as aventuras de um grupo de guerreiros felinos que fogem de seu planeta natal, Thundera, e se estabelecem no Terceiro Mundo. Liderados por Lion-O, os ThunderCats enfrentam inimigos como Mumm-Ra, o malvado feiticeiro múmia. A série é lembrada por suas batalhas épicas e pela frase icônica "ThunderCats, Ho!".

He-Man e os Defensores do Universo (1983 - 1985)

"He-Man e os Defensores do Universo" segue o príncipe Adam, que se transforma no poderoso He-Man para proteger o reino de Eternia do maligno Esqueleto. Com a ajuda de seus aliados, como Teela e Mentor, He-Man usa sua força sobre-humana e a Espada do Poder para combater o mal. O desenho é famoso pelo bordão "Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força!".

She-Ra: A Princesa do Poder (1985 - 1987)

“She-Ra: A Princesa do Poder” é um spin-off de He-Man que segue a história de Adora, irmã gêmea do príncipe Adam, que se transforma na heroína She-Ra. Liderando a Rebelião contra a Horda do Mal, She-Ra luta pela liberdade do planeta Etheria. O desenho destacou a força feminina e a importância da coragem e da justiça.

Os Cavaleiros do Zodíaco (1986 - 1989)

"Os Cavaleiros do Zodíaco" é uma animação japonesa que se tornou um fenômeno global. A série acompanha os Cavaleiros de Bronze, guerreiros protegidos pelas constelações, enquanto defendem a reencarnação da deusa Atena contra forças malignas. Conhecido por suas batalhas épicas e armaduras brilhantes, o desenho conquistou uma legião de fãs.

Smurfs (1981 - 1990)

Os "Smurfs" são pequenas criaturas azuis que vivem em uma vila escondida na floresta, liderados pelo sábio Papai Smurf. Eles enfrentam o malvado Gargamel e seu gato Cruel, que constantemente tentam capturá-los. A série encantou crianças com suas histórias leves e personagens adoráveis.

Dragon Ball Z (1989 - 1996)

"Dragon Ball Z" segue as aventuras de Goku e seus amigos enquanto protegem a Terra de ameaças poderosas. Com batalhas intensas e transformações icônicas como o Super Saiyajin, o desenho tornou-se um marco na animação japonesa e influenciou muitas outras séries do gênero.

As Tartarugas Ninja (1987 - 1996)

"As Tartarugas Ninja" narra as aventuras de quatro tartarugas mutantes – Leonardo, Michelangelo, Donatello e Raphael – treinadas em ninjutsu pelo Mestre Splinter. Vivendo nos esgotos de Nova York, eles lutam contra o malvado Destruidor e sua gangue. A série foi um sucesso estrondoso, gerando brinquedos, filmes e muito mais.

Os Caça-Fantasmas (1986 - 1991)

Baseado no popular filme de 1984, "Os Caça-Fantasmas" segue um grupo de cientistas que combatem entidades paranormais em Nova York. Com a ajuda de equipamentos tecnológicos, eles enfrentam fantasmas e demônios. A série manteve o humor e a ação do filme original, conquistando uma nova geração de fãs.

Ursinhos Carinhosos (1985 - 1988)

Os "Ursinhos Carinhosos" são personagens fofos que vivem na Nuvem Rosa e têm a missão de espalhar amor e bondade. Cada ursinho tem um símbolo especial em sua barriga que representa seu poder. A série encantou crianças com suas mensagens positivas e personagens coloridos.

Séries

A Supermáquina (1982 - 1986)

"A Supermáquina" segue Michael Knight, um ex-policial que luta contra o crime com a ajuda de KITT, um carro inteligente e indestrutível. Equipado com tecnologia avançada, KITT se torna um aliado vital nas missões de Michael. A série combinou ação e tecnologia de ponta, tornando-se um clássico dos anos 80.

Tal Pai, Tal Filho (1989 - 1993)

"Tal Pai, Tal Filho" é uma comédia familiar que acompanha a vida dos Seaver, uma família americana típica. O pai, Jason, é um psiquiatra que trabalha em casa, enquanto a mãe, Maggie, é uma jornalista. A série aborda os desafios e as alegrias da vida familiar com humor e sensibilidade.

Anos Incríveis (1988 - 1993)

"Anos Incríveis" é uma série nostálgica que narra a vida de Kevin Arnold, um garoto que cresce nos anos 60 e 70. Com uma narrativa em primeira pessoa, a série explora os desafios da adolescência, amizade e família. É lembrada por seu tom sincero e trilha sonora memorável.

Três é Demais (1987 - 1995)

"Três é Demais" acompanha a vida da família Tanner após a morte da mãe. O pai, Danny, conta com a ajuda de seu cunhado Jesse e seu melhor amigo Joey para criar suas três filhas. A série mistura humor e momentos emocionantes, destacando a importância da família.

Seinfeld (1989 - 1998)

"Seinfeld" é uma comédia sobre "o nada", seguindo a vida cotidiana do comediante Jerry Seinfeld e seus excêntricos amigos em Nova York. Com um humor único e situações do dia a dia, a série se tornou um fenômeno cultural e é considerada uma das maiores comédias de todos os tempos.

Miami Vice (1984 - 1989)

"Miami Vice" é um drama policial que segue os detetives Sonny Crockett e Ricardo Tubbs enquanto combatem o crime em Miami. Conhecida por seu estilo visual, trilha sonora marcante e histórias envolventes, a série redefiniu o gênero policial na TV.

Esquadrão Classe A (1983 - 1987)

"Esquadrão Classe A" segue um grupo de ex-soldados das Forças Especiais que são injustamente condenados por um crime e se tornam mercenários. Liderados pelo carismático Hannibal, eles ajudam pessoas em necessidade enquanto fogem das autoridades. A série é famosa por suas cenas de ação e personagens icônicos.

Jaspion (1985 - 1986)

"Jaspion" é uma série de tokusatsu japonesa que segue as aventuras do herói Jaspion, que luta contra forças do mal para proteger o universo. Com seu traje metálico e habilidades de combate, Jaspion se tornou um ícone entre as crianças brasileiras.

TV Pirata (1988 - 1990)

"TV Pirata" é um programa humorístico brasileiro que parodiava a programação da TV aberta. Com um elenco talentoso e esquetes hilárias, a série satirizava novelas, comerciais e programas de auditório, se tornando um marco na comédia brasileira.

Acompanhe tudo sobre:SériesTelevisão

Mais de Pop

Preso por estelionato: Saiba quem é Nego Di e quais são as investigações que o cercam no momento

Que horas começa 'House of the Dragon'? Veja horário e onde assistir online

Shannen Doherty, atriz de 'Barrados no Baile', morre aos 53 anos

Por que hoje é o Dia Mundial do Rock? Saiba a origem da data

Mais na Exame