(Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 12h58.
Última atualização em 6 de fevereiro de 2024 às 13h04.
A Quaresma é o nome dado a período que antecede a celebração da Páscoa, marcado por práticas de penitência para os cristãos, como jejuns e obras de caridade. A expressão vem do latim, quadragesima dies (quadragésimo dia). A princípio, ela deveria ser um período de 40 dias, mas hoje tem 44 dias.
Assim como o Carnaval e Páscoa, a Quaresma também é móvel. Por meio da data da Páscoa é definido o dia da terça-feira de Carnaval, sendo o dia seguinte, a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma e símbolo de que, conforme a tradição cristã, do pó o homem veio e ao pó voltará, demonstrando o caráter transitório do ser humano na Terra.
Já o último dia da Quaresma é a Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, que remonta ao dia do julgamento, crucificação e morte de Jesus Cristo.
A preparação para a Páscoa durava apenas três dias. Mas, por volta do ano 350 d.C., a Igreja decidiu aumentar esse tempo para 40 dias.
O número é significativo dentro da Bíblia. Os povos antigos atribuíam ao número vários significados, entre eles a importância de ser um tempo de intensa preparação a acontecimentos marcantes na história do Cristianismo.