Carnaval 2026: Mocidade Alegre é a campeã dos desfiles das escolas de samba (Nelson ALMEIDA / AFP/Getty Images)
Repórter
Publicado em 17 de fevereiro de 2026 às 18h12.
Última atualização em 17 de fevereiro de 2026 às 18h46.
A Mocidade Alegre levou o título de campeã do Carnaval de 2026 em São Paulo. As notas foram apuradas na tarde desta terça-feira, 17 de fevereiro, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.
Este é o 13º título da escola de samba do Grupo Especial de São Paulo, que conquistou no total 269,8 pontos. Em segundo lugar, ficou a Gaviões da Fiel, com 269,7 pontos, e em terceiro, a Dragões, com 269,6.
Em clima de celebração da vitória, a Mocidade Alegre exaltou a atriz Léa Garcia, com o enredo “Malunga Léa - Rapsódia de uma Deusa Negra”. A artista morreu em 2023, aos 90 anos. O grande destaque foi o carro alegórico de Iemanjá, que tinha 13 metros de altura e utilizou 10 mil litros de água.
No entanto, as tradicionais escolas do grupo, Rosas de Ouro e Águia de Ouro foram rebaixadas e passam agora para o Grupo de Acesso I em 2027.A leitura das pontuações atribuídas pelos jurados ocorreu com acesso restrito a diretores das escolas, convidados e profissionais da imprensa.
Durante a apuração, as notas foram anunciadas por quesito, com descarte da menor pontuação em cada um deles. Após a soma das notas válidas, as duas escolas com menor pontuação total foram rebaixadas e disputarão o carnaval de 2026 no Grupo de Acesso I.
O regulamento estabelece que as notas descartadas funcionam como primeiro critério de desempate. Neste ano, o quesito “Fantasia” definiu as campeãs após aplicação do critério de desempate, enquanto “Evolução” foi o primeiro item lido na apuração.