Josh Cavallo: o jogador disse que estava cansado de "viver uma vida dupla" (Cameron Spencer/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 27 de outubro de 2021 às 12h27.
Última atualização em 27 de outubro de 2021 às 12h28.
Josh Cavallo, jogador do Adelaide United, clube da primeira divisão da Austrália, declarou nesta quarta-feira, 27, ser homossexual. A fala do jovem atleta pode iniciar um movimento para romper um grande tabu no futebol masculino, esporte onde pouco se fala da sexualidade.
O lateral-esquerdo de 21 anos publicou um vídeo em seu perfil do Twitter. "Tenho orgulho em anunciar publicamente que sou gay. Tem sido uma viagem para chegar a este ponto da minha vida, mas não podia estar mais feliz com a minha decisão de assumir a minha homossexualidade. Tenho lutado contra a minha sexualidade há mais de seis anos, e estou contente por poder colocar um fim nisso", escreveu Cavallo.
Cavallo disse que estava cansado de "viver uma vida dupla". O atleta disse que apenas deseja jogar futebol e ser tratado com igualdade. "Eu vivi com a suposição de que esse era um assunto sobre o qual eu nunca poderia falar", disse ele.
https://twitter.com/JoshuaCavallo/status/1453240548404367370
O jogador afirmou que queria mudar o silêncio com que outros jogadores vivem sobre sua sexualidade, tornando-se um dos poucos jogador de futebol em atividade a se declarar publicamente gay. Poucos atletas se declaram homossexuais durante a carreira de jogador. A revelação, quando acontece, é feita depois da aposentadoria.
O sindicato dos jogadores profissionais da Austrália disse que foi um "momento maravilhoso" para ele, o esporte e "a comunidade LGBTI +".
A declaração de Cavallo gerou diversas mensagens de apoio de jogadores e clubes de grandes ligas de futebol mundial. Pique, zagueiro do Barcelona e Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, publicaram textos em apoio ao lateral-esquerdo. O perfil dos times ingleses Everton e Tottenham também postaram mensagens.
— Josh Cavallo (@JoshuaCavallo) October 27, 2021