Ex-BBBs dão dicas sobre como fazer o melhor vídeo de inscrição; confira
Reality show seleciona candidatos para a edição de 2023; interessados em participar do programa devem enviar vídeo e fotos
Agência O Globo
Publicado em 20 de abril de 2022 às 17h49.
Última atualização em 20 de abril de 2022 às 17h50.
Não há mistério sobre como fazer o melhor vídeo de inscrição para o " Big Brother Brasil ". Ex-BBBs afirmam que os interessados por uma vaga no
reality show devem expor, sem filtros, a própria personalidade ao se candidatar para o programa. Nesta quarta-feira (20), a TV Globo abriu as inscrições para a edição de 2023, por meio do site Gshow — interessados devem responder um questionário e enviar vídeos e fotos.
É tímido? Não esconda isso. É espalhafatoso? Não fique comedido. Eis a principal dica de quem já passou pelo "BBB" por meio de inscrição: interessados por uma vaga no reality devem apresentar aos selecionadores quem eles realmente são, sem a preocupação de criar um personagem.
Espontaneidade, por favor
Gil do Vigor, um caso de sucesso oriundo do "BBB 21", é o melhor exemplo disso. No vídeo de inscrição que ele enviou aos selecionadores, o pernambucano aparece de chinelo, com uma parede branca ao fundo, e já diz, com naturalidade, alguns bordões que cairiam na boca do povo. "Esse é meu vídeo e não é que me chamaram mesmo?", ele se admira.
Veja vídeo de inscrição de Gil do Vigor
"Olá, vocês que estão me assistindo. Meu nome é Gilberto, tenho 25 anos... De vigor", anuncia o economista na gravação feita com celular, passando as mãos sobre a barriga. "Sou muito bonito, sou maravilhoso, e eu sei disso. Estou mandando esse vídeo porque sei que eu sou o 'Big Brother Brasil'. Eu sei que eu já ganhei esse 1 milhão. Eu sei que o Brasil me ama, o Brasil me quer aí dentro, todos estão me chamando", ele acrescenta.
Defeitos devem ser expostos
A participante Sarah Andrade, também do "BBB 21", falou abertamento sobre um defeito pessoal, em seu vídeo de inscrição. "Eu gosto de uma pequena manipulação, mas tento não deixar as pessoas perceberem", contou a consultora de marketing, no vídeo. O fato chamou atenção dos selecionadores.
Juliette, a campeã do "BBB 21", admitiu que se imaginava "fazendo inimizades" no programa, algo que, de fato, se concretizou. "Espero que vocês queiram me conhecer e o resto pode deixar comigo. Estou disposta a dar meu melhor e fazer merecer", ela afirmou, no vídeo de inscrição.
Todo perfil é bem acolhido
Vencedor do "BBB 15", Cezar Lima enviava vídeos de inscrição para o "Big Brother Brasil"desde a segunda edição do programa, quando ele ainda era menor de idade. Foi chamado em sua 14ª tentativa.
— Desde a minha primeira inscrição, sempre me mantive àquilo que eu era — destaca o paranaense de 37 anos. — O "Big Brother" abre espaço para todos os perfis, então você tem que apostar naquilo que, de fato, você é. Aquilo ali é uma sociedade em miniatura. Você tem que acreditar e bater no peito sobre aquilo que você representa enquanto cidadão na sociedade, seja vindo do interior, das periferias, do grande centro urbano... Todo perfil é bem acolhido.
Veja vídeo de inscrição de Cezar Lima
A experiência de Cezar Lima com o programa — e as várias tentativas para entrar no reality — fizeram ele perceber que os candidatos devem responder três perguntas essenciais no vídeo de inscrição:
- Por que você quer entrar no programa?;
- O que você quer gritar para o Brasil através do reality show?;
- Sendo selecionado, o que você fará para ser campeão?
— Essa última pergunta é o que eles mais buscam. Quem seleciona os participantes quer saber como você vai se movimentar no jogo para fazer a trama acontecer. Eles querem que você seja um perfil instigante — aconselha ele, um sujeito de uma área rural no interior do país e formado em Economia e Direito, e que mistura a linguagem "da roça", como diz, com um vocabulário acadêmico, algo que ele expôs em seu vídeo de inscrição. — Sou uma miscelânea. Pode parecer um pouco caricato, mas eu transpareci isso porque é algo inerente à minha personalidade. As pessoas têm que se mostrar sem filtro, com fotos do dia a dia. No material de inscrição, é para mostrar aquilo que não se coloca no Instagram, sabe?
'Não pode viajar'
O ex-BBB Rafinha, que venceu o "BBB 8", já disse que "não dá para viajar muito" no vídeo de inscrição. "O vídeo deve mostrar quem você é. Nada de fazer maquiagem, não deve ter exagero", ele disse, logo depois que deixou o confinamento. No material que ele enviou para os selecionadores, o paulista apresentou o seu dia a dia, mostrou como é o seu trabalho e apresentou seus principais hobbies.
Veja vídeo de inscrição de Rafinha