De tempos em tempos existem aqueles desafios de falarmos alguma frase bastante complicada, como os três tigres tristes comendo trigo. Mas você sabe qual é a maior palavra da língua portuguesa?
Segundo o site da BBC Brasil, a resposta é a palavra de "fácil" pronúncia pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.
Com 46 letras, a palavra foi registrada em 2001 no dicionário Houaiss e descreve o indivíduo que tem doença pulmonar causada pela inspiração de cinzas vulcânicas. Bem peculiar, para dizer o mínimo.
Mas se engana quem acha que essa palavra é muito grande. Ela é, mas para os padrões mundiais de termos gigantes, nem tanto.
Confira uma lista curiosa desse assunto:
- No Reino Unido, uma das maiores palavras registradas é o nome de uma estação de trem numa cidade do País de Gales: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. E o letreiro para caber isso tudo?
- Em alemão, temos Donaudampfschifffahrtselektrizitätenhauptbetriebswerkbauunterbeamtengesellschaft (“Associação dos Funcionários Subordinados da Construção da Central Elétrica da Companhia de Barcos a Vapor do Danúbio”).
- Em grego, λοπαδοτεμαχοσελαχογαλεοκρανιολειψανοδριμυποτριμματοσιλφιοκαραβομελιτοκατακεχυμενοκιχλεπικοσσυφοφαττοπεριστεραλεκτρυονοπτοκεφαλλιοκιγκλοπελειολαγῳοσιραιοβαφητραγανοπτερύγων (A palavra é mencionada na comédia As Mulheres na Assembleia, escrita por Aristófanes - 447-385 a.C.)
- E que tal esta palavra em sueco? Nordöstersjökustartilleriflygspaningssimulatoraeistoa do anläggningsmaterielunderhållsuppföljningssystemdiskussionsinläggsförberedelsearbeten (trabalho preparatório de contribuição para a discussão sobre o sistema de manutenção de suporte do material do dispositivo de inspeção do simulador de aviação da artilharia de costa do norte do Mar Báltico).
Isso sim é um trava-língua de respeito.