7 de Setembro: qual é a origem do Dia da Independência do Brasil?

Entenda o que é o 7 de setembro para a história do Brasil
D. Pedro 1º, então Imperador do Brasil, proclamou o grito de independência consolidando o Brasil como uma nação independente (Bildagentur-online/Universal Images Group/Getty Images)
D. Pedro 1º, então Imperador do Brasil, proclamou o grito de independência consolidando o Brasil como uma nação independente (Bildagentur-online/Universal Images Group/Getty Images)
A
Antonio SouzaPublicado em 06/09/2022 às 00:05.

Na próxima quarta-feira, 7, é celebrado o Dia da Independência, umas datas mais importantes para a história brasileira. Comemorando o seu bicentenário esse ano, a data é marcada por diversos desfiles e festividades ao redor do país.

O que aconteceu no dia 7 de setembro?

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º, então Imperador do Brasil, proclamou o grito de independência consolidando o Brasil como uma nação independente. O país era colônia de Portugal, ou seja, seu território pertencia ao país europeu.

Após diversas revoltas separatistas, destacando a Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana, o desejo dos brasileiros de tornar o Brasil um país próprio, foi aumentando a cada dia.

O 7 de setembro é um dia extremamente importante para a nossa história. A memória coletiva em nosso país é que a partir dessa data que se fundou o Brasil de fato. Apesar das informações de que a grito da Independência de Dom Pedro I teria sido as margens do Rio Ipiranga, os historiadores atualmente não têm certeza se esse fato ocorreu.

7 de setembro é feriado ou ponto facultativo?

O dia 7 de setembro é considerado feriado nacional, conforme as leis nº 662, de 6 de abril de 1946, e nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

Quais são os feriados de Setembro?

Em setembro, apenas o dia 7 é feriado.

Veja também: 

Bicentenário da Independência não pode ser reduzido a narrativas políticas

Conheça as datas comemorativas e feriados de setembro de 2022