-
1. Franquia a prazo
zoom_out_map
1/18 (Germano Luders)
São Paulo – Abrir uma franquia é o sonho de muita gente que cansou de trabalhar como funcionário e quer desenvolver o lado empreendedor. Mas muitas vezes o projeto acaba sendo adiado por falta de recursos, já que a maioria das
franquias tradicionais – com lojas e funcionários – costuma ter investimento bem acima de 100 mil reais. Para quem não dispõe de todo o capital, o
financiamento pode ser uma boa alternativa. Várias instituições financeiras já firmaram parcerias com as redes de franquia para oferecer esta linha de crédito especial.
BNDES, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bradesco, Caixa, Itaú e HSBC oferecem este tipo de financiamento. “A principal vantagem de financiar parte do investimento é o baixo custo. A taxa de juros está em torno de 5,4% ao ano, mais baixa do que outras formas de financiamento”, explica Erica Andrade, especialista em franquias. Apesar de deixar o sonho do negócio próprio mais fácil, o
empreendedor que optar por um financiamento precisa conhecer as consequências. “O problema é que o financiamento compromete a lucratividade. O dinheiro que sai para pagar a parcela seria o payback”, explica Erica. Assim, quem compra uma franquia de 100 mil reais, financiando metade do valor, acaba tendo um atraso de 6 meses no retorno do investimento. “Quando o franqueado entra só com 30% do capital próprio, ele acaba dando toda a remuneração da franquia para pagar a dívida com o banco. Você trabalha, mas não é remunerado”, diz. Não é possível financiar 100% do negócio. Os bancos, em geral, financiam até 70% e algumas franqueadoras limitam em 50% a parte financiada. “Recomendo que financie, no máximo, 50%”, diz a especialista, que alerta para o perigo de fazer muitas dívidas no começo da empresa. “O financiamento pode parecer uma facilidade, mas tem que mensurar se o negócio vai faturar o que deverá ser pago”, recomenda. Confira a seguir as condições de 17 franquias para investir a prazo.
-
2. Buddha Spa
zoom_out_map
2/18 (Divulgação)
A franquia do Buddha Spa surgiu quase 10 anos depois do trabalho da marca com yoga e pilates. As unidades oferecem tratamentos desde ofurô, acupuntura e reflexologia. Atualmente, a rede oferece financiamento dos 200 mil reais exigidos para começar a operação através do Banco do Brasil. É possível financiar até 80% do capital com taxa de 5% ao ano, mais Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).
-
3. China House
zoom_out_map
3/18 (Divulgação)
Criada em São Paulo, há 15 anos, a rede especializada em comida chinesa entrou para o sistema de franquias em 2001. O investimento inicial em uma loja é 250 mil a 300 mil reais. A empresa só permite o financiamento de 30% da loja na primeira unidade através do Proger, oferecido por diversas instituições bancárias. O retorno, para quem paga de uma vez, acontece entre 24 e 36 meses.
-
4. Contém 1g
zoom_out_map
4/18 (Divulgação)
A Contém 1g nasceu em 1984 como uma confecção voltada ao público jovem. Anos depois, virou uma perfumaria, adotando um modelo mais próximo do atual. Ao todo, a rede conta com 82 franqueados. O capital inicial para a franquia é de 260 mil reais. A empresa tem convênio com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco e o Banco do Nordeste. A rede sugere que a parte financiada não ultrapasse 40% do valor da franquia. O retorno acontece entre 24 e 36 meses.
-
5. Empada Brasil
zoom_out_map
5/18 (Divulgação)
Criada em Petrópolis, em 1999, a Empada Brasil, rede especializada em empadas, oferece franquias em dois modelos: quiosque e loja. O investimento vai de 50 mil a 120 mil reais e é possível financiar até 80% através do Banco do Brasil. Os franqueados têm prazo de até 72 meses para quitar o empréstimo. O retorno do investimento ocorre entre 18 e 24 meses, conforme o modelo da franquia.
-
6. Doutor Resolve
zoom_out_map
6/18 (Divulgação)
A empresa foi criada no segundo semestre de 2010. Apesar de nova, soma 250 unidades de franquias que oferecem serviços de reparos e reformas em imóveis. Dos 35 mil reais exigidos de capital inicial, a rede admite que o franqueado financie até 50% no Banco do Nordeste. A taxa de juros é de a partir de 5,06% ao ano. O retorno do investimento acontece, com pagamento à vista, entre 12 e 18 meses.
-
7. Giraffas
zoom_out_map
7/18
Criada em Brasília, em 1981, o Giraffas começou a vender suas franquias em 1991. Hoje, a rede de restaurantes tem mais de 300 unidades. O investimento inicial de 650 mil a 800 mil reais da franquia pode ser financiado na Caixa Econômica Federal, com taxas de 5% a 6,4% ao ano, mais mais Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Além do capital, os franqueados precisam ser presentes na administração do negócio. O retorno acontece em 36 meses.
-
8. Kopenhagen
zoom_out_map
8/18
No mercado há mais de 80 anos, a Kopenhagen, marca do grupo CRM, permite que os franqueados financiem até 60% dos 350 mil reais necessários para começar uma franquia. O franqueado precisa arcar com 40% do investimento e, mesmo assim, provar que pode pagar o restante caso o financiamento não seja liberado. A parceria para oferecer crédito é com o Proger, do Banco do Brasil. A linha de crédito, que permite financiar a taxa de franquia, dá prazo de até 72 meses, incluído o período de carência de até 12 meses para começar a pagar.
-
9. Onodera
zoom_out_map
9/18
A empresa nasceu nos fundos de uma academia, em São Paulo, em 1981. O investimento inicial vai de 155 mil a 220 mil reais. Para financiar este valor, a empresa tem uma parceria com o Banco do Brasil. Para a compra de equipamentos, os franqueados podem procurar linhas de crédito específicas no Bradesco. Até 80% do investimento inicial pode ser financiado. O retorno pode levar até 48 meses.
-
10. Óticas Carol
zoom_out_map
10/18
A rede de óticas surgiu em 1997, no interior de São Paulo, e é comandada por Marcos Amaro, filho do comandante Rolim e um dos herdeiros da TAM. Hoje, a rede tem mais de 200 lojas e fatura quase 200 milhões de reais. Quem quiser ser franqueado deve investir 160 mil reais. A empresa tem parceria com o Banco do Brasil, a Sorocred e o Santander para financiar as franquias. O percentual do investimento que pode ser financiado é analisado pela franqueadora e pela instituição financeira e varia para cada franqueado. O retorno do investimento acontece em até 24 meses.
-
11. Portobello Shop
zoom_out_map
11/18 (Divulgação)
A marca, que pertence ao grupo Portobello S.A., surgiu em 1998. Hoje, a rede conta com 107 lojas nas mãos de 60 franqueados. Como os franqueados costumam ter mais de uma loja, o benefício do financiamento é possível para quem vai abrir a segunda unidade. O investimento inicial em uma operação vai de 255 mil a 608 mil reais. O crédito é oferecido pela Caixa. O retorno do investimento para pagamento à vista é entre 36 e 40 meses. As taxas de juros vão de 5% a 6,4% ao ano, mais Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP).
-
12. Prepara Cursos
zoom_out_map
12/18 (Prepara Cursos/Divulgação)
A franquia da Prepara Cursos foi lançada em 2004 e oferece aulas de profissionalização em mais de 450 unidades. O investimento em uma unidade vai de 35 mil a 122 mil reais, conforme o tamanho da cidade. O Banco do Brasil e o Banco do Nordeste oferecem crédito para financiar até 80% do investimento inicial. As taxas de juros começam em 5% ao ano. O retorno do investimento costuma acontecer entre 18 e 24 meses de trabalho.
-
13. Rei do Mate
zoom_out_map
13/18 (Divulgação)
O Rei do Mate, no mercado desde 1978, abre, em média, 25 novas unidades todo ano. Hoje, a rede tem quase 200 franqueados e fatura 130 milhões de reais por mês. As unidades exigem um investimento inicial mínimo de 180 mil a 350 mil reais e o retorno desse valor acontece, em média, em 36 meses. O Rei do Mate tem convênio com o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Bradesco. A rede só permite o financiamento de 50%, para a segunda unidade.
-
14. Seletti
zoom_out_map
14/18
A Seletti, rede de restaurantes fast food com opções saudáveis, foi fundada em 2007 e entrou no setor de franquias no ano passado. A rede soma hoje 22 lojas. Uma franquia, sem ponto comercial, custa entre 340 mil e 380 mil. A empresa dispõe de linhas de crédito no Bradesco e do Itaú. As linhas permitem o financiamento de até 70% do investimento e prazos de até 120 meses. O prazo de retorno varia de 24 a 36 meses.
-
15. Sorridents
zoom_out_map
15/18 (Divulgação)
A rede de franquias odontológicas é uma das maiores da América Latina. No mercado há 16 anos, a empresa tem 170 franquias, em 11 estados. Os empreendedores que quiserem fazer parte da rede devem ter 350 mil reais para começar o negócio. Parte do investimento pode ser financiada através do Banco do Nordeste, Bradesco, Banco do Brasil. A liberação do financiamento depende da franqueadora e do banco, por isso, o percentual que pode ser financiado é analisado individualmente. O prazo para retorno do investimento inicial costuma ser entre 24 e 36 meses.
-
16. Subway
zoom_out_map
16/18 (Getty Images)
A rede de sanduíches Subway já tentou duas vezes se fortalecer no mercado brasileiro. A primeira tentativa, em 1993, não teve tanto sucesso. Em 2003, a rede começou uma nova fase no país. Hoje, são quase 700 franquias e a meta é ser a maior rede do país até 2015. A rede permite que o franqueado financie até 50% dos 300 mil reais de investimento inicial e oferece linhas de crédito nos bancos HSBC, Bradesco e Itaú. Geralmente, o retorno acontece em 24 meses. As taxas de juros nestas instituições variam de 0,97% a 2% ao mês.
-
17. UNS Idiomas
zoom_out_map
17/18 (Divulgação)
Criada em 2003, a UNS Idiomas oferece aulas de inglês em pacotes de um ano e meio para adultos. A empresa tem parcerias com o Bradesco e o Banco do Nordeste para o financiamento de novas unidades. Segundo a empresa, até 70% do valor inicial pode ser financiado. Uma unidade exige investimento de 40 mil a 225 mil reais, conforme o tamanho da cidade. A taxa de juros começa em 0,97% ao mês.
-
18. Vivenda do Camarão
zoom_out_map
18/18
A rede de culinária de frutos do mar foi fundada em 1984. Hoje, são mais de 100 lojas que atendem meio milhão de pessoas por mês. A Vivenda do Camarão tem parceria com o Banco do Brasil e o franqueado pode financiar até 80% dos 340 mil reais para a abertura de uma unidade. As taxas de juros variam de 0,69% a 4,64% ao mês. O retorno, para quem paga de uma vez, costuma acontecer entre 24 e 36 meses.