Antonio Pires: executivo português passa a ser o responsável pelo processo produtivo dos carros da VW no Brasil (Divulgação/Volkswagen)
Luísa Melo
Publicado em 1 de fevereiro de 2016 às 12h02.
São Paulo - O engenheiro português Antonio Pires é o novo vice-presidente da área de operações da Volkswagen, responsável pelo processo produtivo dos carros da marca, incluindo atividades como estamparia, montagem, pintura e logística.
O executivo, de 58 anos, substitui o alemão Otto Joos, que retorna a seu país para assumir a direção da fábrica de componentes da montadora na cidade de Braunschweig.
Pires é formado em engenharia mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. Até então, ele era diretor da fábrica da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, Portugal.
Ele está no grupo há 23 anos e já teve outras passagens pelo Brasil. Em 2006, atuou como gerente executivo de manufatura da planta Anchieta em São Bernardo do Campo (SP), e entre 2007 e 2010 foi diretor da unidade de São José dos Pinhais (PR).
Produtos globais
Desde o início do ano, a Volks do Brasil produz um produto global da marca em cada uma de suas fábricas instaladas no país.
A planta de São Bernardo do Campo passou a montar o Jetta em 2015, além dos modelos Saveiro e Gol. Em Taubaté, o up! e o cross up! são produzidos desde 2014, ao lado do Voyage.
Em São José dos Pinhais, foi iniciada a produção do Golf em janeiro deste ano, junto com o Fox, CrossFox e SpaceFox.
Já na fábrica de São Carlos são produzidos os motores das famílias EA111 e EA211.
Em 2015, a Volkswagen vendeu 290.455 carros no Brasil, queda de 38,4% ante o ano anterior, segundo dados da Anfavea.