Negócios

Volks eleva lucro em 4.000%; ganho da Nissan cai 27%

Montadoras tiveram resultados opostos no terceiro trimestre; Volks foi beneficiada por reestruturação de 2006

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

Depois da Volkswagem ter cortado milhares de empregos no ano passado para racionalizar custos, a montadora alemã recuperou seus ganhos. Nesta sexta-feira, anunciou que seu lucro trimestral subiu para 1,36 bilhão de dólares, ante a 32,91 milhões de dólares do mesmo período do ano anterior, uma alta de mais de 4.000%. O resultado superou as projeções dos analistas, que previam 1,2 bilhão de dólares. As receitas atingiram 3,8%, para 37,36 bilhões de dólares.

A conseqüência, segundo a montadora alemã, se deve a uma reestruturação bem-sucedida do grupo. Outro fator importante foi o aumento das vendas de veículos na China, América Central e Europa Oriental, bem como a melhora da estrutura e redução dos custos. A companhia afirmou ainda que vai atingir a meta de 7,2 bilhões de dólares de lucro neste ano, e, não, em 2008, como previsto anteriormente. Só nesses nove primeiros meses do ano, a empresa já totalizou 6,76 bilhões de dólares. Até o final deste ano, a montadora prevê vender 6 milhões de veículos.

Já a montadora japonesa Nissan não teve o mesmo bom desempenho da concorrente, que hoje divulgou um queda do seu lucro trimestral de 27%, para 1,05 bilhão de dólares, comparado a 1,44 bilhão de dólares do período anterior.

Segundo informou o jornal The Wall Street Journal, em comunicado a Nissan afirmou que o ano passado foi atípico para a montadora, pois houve um grande aumento das vendas dos veículos a diesel e também a instalação de uma nova fábrica nos Estados Unidos favorecida pela lei de incentivos fiscais. Apesar da redução no lucro, a companhia vendeu 941 mil unidades no mundo todo, 6,6% a mais que no ano passado. Por isso, manteve as suas previsões para este ano, com lucro líquido de 7 bilhões de dólares.

Às 13h, horário de Brasília, as ações da Volkswagem estavam 181,90 dólares, com alta de 3,95%. As da Nissan estavam 19,89 dólares, com alta de 2,68%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

ApexBrasil e EXAME lançam o prêmio Melhores dos Negócios Internacionais 2024. Inscreva-se

Como a chef carioca Alessandra Montagne despontou na terra de Alain Ducasse

'Fabricado em Cantão': marcas chinesas garantem espaço nos Jogos Olímpicos de Paris

Uber expande frota com 100 mil carros elétricos da BYD na América Latina e Europa

Mais na Exame