Negócios

Viavarejo, do Grupo Pão de Açúcar, planeja 60 novas lojas para 2012

Por enquanto, Casas Bahia segue sem parceiro na financeira

Casas Bahia, uma das bandeiras da Viavarejo: em 2011, foram inauguradas 26 novas lojas (Divulgação)

Casas Bahia, uma das bandeiras da Viavarejo: em 2011, foram inauguradas 26 novas lojas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2012 às 17h01.

São Paulo – A Viavarejo (a antiga Globex, que reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom) planeja abrir 60 novas lojas em 2012. A empresa não detalha quais serão as bandeiras das lojas e tampouco os investimentos – mas afirma que será inferior aos 153 milhões gastos com integração em 2011.

Em 2011, foram inauguradas 26 novas lojas, sendo 20 lojas Casas Bahia e seis lojas Ponto Frio. Na Nova Pontocom os investimentos se concentraram em infraestrutura operacional (TI e logística). De acordo com balanço da Viavarejo, o ano  teve como foco o processo de integração das companhias.

A receita líquida da Viavarejo  foi de 21,0 bilhões de reais em 2011. O lucro líquido, de 103,9 milhões de reais. No acumulado do ano as vendas brutas e líquidas foram de 24,250 bilhões de reais e 21,017 bilhões de reais, respectivamente. Em 2012, a empresa ainda espera alguns ganhos de sinergia – apesar de a maior parte já ter sido absorvida. 

Financeira

Por enquanto, a Casas Bahia vai seguir à frente da sua financeira. O grupo já havia criado um comitê interno - com dois membros da Globex e dois do GPA Alimentos - e uma consultoria para discutir qual a melhor proposta para a financeira da Casas Bahia. Hoje a empresa não trabalha com a possibilidade de venda de crédito da Casas Bahia. Por enquanto, o assunto está arquivado. 

“Achamos importante já começar a considerar o crediário como parte integrante dessa bandeira especifica”, disse Rafael Klein, presidente da Viavarejo, em audioconferência com analistas. A participação das vendas sem juros no total de vendas passou de 57% para 47% - e o prazo médio foi de 10 meses para oito meses. As vendas com juros, por sua vez, subiram de 25% para 35%. 

 
 
 
 
 
 
Acompanhe tudo sobre:Casas BahiaComércioEmpresasGlobexPão de AçúcarPonto FrioVarejo

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame