Negócios

Vendas de veículos sobem 12% até julho; confira os mais vendidos

No período, as montadoras emplacaram 1,55 milhão de unidades e a participação das empresas aumentou em relação ao varejo

Modelos compactos continuam liderando ranking de emplacamentos (Hyundai/Divulgação)

Modelos compactos continuam liderando ranking de emplacamentos (Hyundai/Divulgação)

JE

Juliana Estigarribia

Publicado em 1 de agosto de 2019 às 14h07.

As vendas de veículos, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, cresceram 12,1% no acumulado de janeiro a julho sobre igual período do ano anterior, para 1,55 milhão de unidades, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 1º, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

De acordo com a entidade, a General Motors manteve a liderança de participação de mercado entre automóveis e comerciais leves, que representam o maior volume de vendas do setor. No ano, a montadora norte-americana acumulou 17,7% de market share, seguida pela Volkswagen (15,09%) e Fiat (13,7%).

O compacto Ônix, da GM, mais uma vez encerrou o período na liderança absoluta do mercado, com mais do que o dobro dos emplacamentos em relação ao segundo lugar, totalizando 136,9 mil unidades. O HB20, da Hyundai, registrou 62,1 mil unidades vendidas, seguido do Ford Ka, que emplacou 59,7 mil unidades no intervalo.

Confira os modelos mais vendidos do período:

1º - Ônix (GM)

2º - HB20 (Hyundai)

3º - Ka (Ford)

4º - Prisma (GM)

5º - Kwid (Renault)

6º - Gol (Volkswagen)

7º - Argo (Fiat)

8º - Renegade (Jeep)

9º - Polo (Volkswagen)

10º - Compass (Jeep)

Varejo x atacado

Os negócios das montadoras com as empresas (que também incluem frotistas) atingiram níveis expressivos de janeiro a julho. No período, a chamada venda direta alcançou 40,8% do total, demonstrando que as marcas estão investindo fortemente no segmento corporativo.

No acumulado do ano, segundo a Fenabrave, a GM liderou as vendas diretas em automóveis, com 21,1% de market share, seguida da Volkswagen (15,9%) e da Renault (10,7%). Já em comerciais leves, a Fiat lidera os emplacamentos no corporativo, com 49,2% de share, seguida da Volkswagen (17,4%) e da GM (11,1%).

Acompanhe tudo sobre:CarrosMontadorasFenabrave

Mais de Negócios

'Algumas situações podem ser potencializadas com IA, mas com limites', diz diretora do Dante

Construtora de residencial mais alto de BC projeta dobrar vendas em 2026

Banco da Amazônia anuncia nova unidade em São Paulo

De trailer usado a negócio de US$ 500 mil: a cafeteria móvel que virou caso de gestão lucrativa