Negócios

Valero compra Premcor e cria a maior refinaria da América do Norte

Negócio segue rápida consolidação do setor de refino nos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Valero Energy Corp. deve adquirir a refinaria Premcor Inc. por 6,9 bilhões de dólares. Segundo reportagem do americano The Wall Street Journal desta segunda-feira (25/4), o negócio, se confirmado, cria a maior refinaria de óleo cru da América do Norte e marca um passo importante na rápida consolidação do setor de refino nos Estados Unidos. A operação envolve dinheiro, troca de ações e absorção de dívidas que somam 1,8 bilhão de dólares.

O processo de consolidação iniciado há cinco anos contribuiu para a evolução de um setor caracterizado pelo excesso de capacidade ociosa para uma indústria altamente lucrativa. Mas, em tempos de gasolina cada vez mais cara, essa concentração incita críticas públicas que devem provocar a realização de uma análise rigorosa pela agência responsável pela supervisão do mercado. Hoje, as cinco maiores refinarias controlam mais da metade da capacidade de refino dos Estados Unidos. Ainda assim, o jornal americano afirma que o negócio não deve ser impedido pelos reguladores.

Com a incorporação da Premcor, a Valero terá capacidade de refino de 3,3 milhões de barris por dia, cerca de 13% do mercado americano de refino. Desde 1997, a Valero já realizou sete aquisições, e vai somar 19 refinarias quando a operação com a Premcor, com quatro plantas, for confirmada. A receita total será elevada para 70 bilhões de dólares por ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Para se recuperar, empresas do maior hub de inovação do RS precisam de R$ 155 milhões em empréstimos

Investida do bilionário Bernard Arnault, startup faz sucesso usando IA para evitar furtos no Brasil

Riverwood Capital investe R$ 126 mi e quer levar startup mineira de gestão de contratos ao mundo

Oxxo por delivery: rede de "mercadinhos de bairro" anuncia parceria com o Rappi

Mais na Exame