Negócios

Vale inaugura em Minas Gerais o complexo de Brucutu

Com reservas de cerca de 737 milhões de toneladas, é o maior em capacidade inicial de produção de ferro no mundo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h39.

A Vale do Rio Doce inaugurou nesta quinta-feira, em Minas Gerais, o Projeto Brucutu. É o maior complexo de extração e beneficiamento de minério de ferro em capacidade inicial de produção implantado no mundo.

Localizada no município de São Gonçalo do Rio Abaixo, a 93 quilômetros de Belo Horizonte, dentro do Quadrilátero Ferrífero, a mina possui reservas de aproximadamente 737 milhões de toneladas. Para a sua implantação, foi feito um investimento de 1,1 bilhão de dólares.

Nessa primeira fase de produção, prevista para acabar em 2007, espera-se uma produção de 12,2 milhões de toneladas de minéiro de ferro por ano. Até a última fase, prevista para 2008, a produção poderá atingir 30 milhões de toneladas anuais. A mina tem cerca de 2500 funcionários na operação permanente.

A empresa já atende o município de São Gonçalo, entre outros da região, com programas de responsabilidade ambiental e social.

Inco

Também nesta quinta-feira (5/10), a Comissão Européia aprovou a compra de todas as ações em circulação da Inco pela Vale do Rio Doce. O anúncio foi divulgado no jornal oficial da União Européia.

A oferta de compra depende ainda de aprovação pelo conselho da Inco. A proposta foi feita pela Vale em agosto de 2006. Desde então, a brasileira vinha disputando a aquisição da mineradora canadense com a americana Phelps Dodge e o grupo canadense Teck Cominco. Ambos já desistiram oficialmente da compra.

A mineradora já tinha ganho a aprovação dos órgãos reguladores de mercado nos Estados Unidos e no Canadá. A data de expiração da oferta da Vale é no dia 16 de outubro de 2006. Se concretizada, a aquisição fará da Vale, que já é a principal fornecedora de minério de ferro do mundo, a maior produtora de níquel do mercado mundial.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Papo de Empreendedores: conectividade, empreendedorismo e energia embalam painéis para PMEs; assista

Faturamento das PMEs cresce 5,2% no segundo trimestre

Fintech de música, Strm capta R$ 35 milhões e atrai dupla sertaneja Henrique e Juliano em rodada

EXAME lança na quarta-feira (24) nova edição do ranking Negócios em Expansão; saiba como assistir

Mais na Exame