Exame Logo

Vale e porto chinês selam acordo de US$651 mi em minério de ferro

Segunda maior mineradora do mundo, Vale terá 50% da joint venture, enquanto a Ningbo Zhoushan Port também terá a mesma fatia

Vale: O movimento segue-se à inauguração pelas duas empresas de um centro de moagem no porto do leste da China em agosto (Stringer/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 13 de novembro de 2020 às 14h13.

Última atualização em 13 de novembro de 2020 às 14h19.

A mineradora brasileira Vale e o porto chinês de Ningbo Zhoushan assinaram um acordo para investir cerca de 4,3 bilhões de iuanes (650,6 milhões de dólares) em instalações de armazenamento e processamento de minério de ferro em Zhejiang, disse o governo local nesta sexta-feira.

O Ibovespa voltou a bater os 100 mil pontos. Saiba como aproveitar o vaivém da bolsa com a EXAME Research

Veja também

O movimento segue-se à inauguração pelas duas empresas de um centro de moagem no porto do leste da China em agosto e aumenta a presença da Vale no país, maior consumidor global do material utilizado na fabricação do aço.

Segunda maior mineradora do mundo, a Vale terá 50% da joint venture, enquanto a Ningbo Zhoushan Port também terá a mesma fatia. O plano de lançamento da unidade havia sido sinalizado em um comunicado no mês passado.

A joint venture terá um capital registrado de 1,5 bilhão de iuanes.

"A proposta é construir um pátio de armazenamento de minério de ferro com capacidade máxima de 4,1 milhões de toneladas e uma unidade de 'blendagem' e processamento de minério, além de dois berços de embarque", disse a Zona Franca de Zhejiang em sua conta oficial no Wechat.

A unidade de "blendagem" e processamento terá capacidade anual de 21 milhões de toneladas de minério, acrescentou.

"A construção desse projeto fortalecerá ainda mais a capacidade de distribuição do terminal de transferência de minério de Shulanghu", disse o comunicado, em referência ao local do centro de moagem, onde a Vale tem produzido finos de minério de ferro de alto teor.

 

Acompanhe tudo sobre:ChinaPortosVale

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame