Negócios

Vale e Petrobras estão entre as dez mais lucrativas das Américas no trimestre

Apesar da crise, empresas americanas ainda dominam o ranking dos maiores lucros elaborado pela Economática

Mina da Vale: empresa é a brasileira mais lucrativa das Américas (Divulgação/EXAME.com)

Mina da Vale: empresa é a brasileira mais lucrativa das Américas (Divulgação/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2010 às 10h24.

São Paulo - A Vale e a Petrobras estão entre as dez empresas mais lucrativas da América Latina e dos Estados Unidos no terceiro trimestre, de acordo com ranking elaborado pela consultoria Economática. A Vale é a brasileira mais bem colocada e ocupa a terceira posição, com um lucro de 6,229 bilhões de dólares. O desempenho marca um salto da Vale, já que, no mesmo período do ano passado, a mineradora aparecia em 20º no levantamento.

Já a Petrobras, com 5,056 bilhões, ficou em quinto lugar neste ano. Ao contrário da Vale, o resultado significou um retrocesso para a estatal, que ocupou a segunda posição entre os maiores lucros do terceiro trimestre de 2009.

Apesar da crise econômica que ainda afeta os Estados Unidos, o ranking dos maiores lucros do trimestre é dominado por companhias americanas. Das 30 empresas listadas pela Economática, 26 são dessa nacionalidade. Entre elas, está a gigante de telecomunicações AT&T, que lidera a relação com um lucro líquido de 12,339 bilhões de dólares. Em segundo lugar, vem a Exxon Mobil, de petróleo e gás, com 7,350 bilhões.

O Brasil conta com três representantes na relação. Além da Vale e da Petrobras, o outro nome que consta é o Itaú Unibanco, que aparece em 27º na lista, com um lucro de 1,791 bilhão de dólares.

A America Movil, grupo de telecomunicações do bilionário Carlos Slim, é o último representante não-americano na lista da Economática. A empresa mexicana surge em 25º lugar, com um lucro líquido de 1,858 bilhão de dólares. No mesmo período do ano passado, a companhia estava em 26º lugar na relação.

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústriaIndústria do petróleoLucroMineraçãoPetrobrasPetróleoSiderúrgicasVale

Mais de Negócios

Empreendedorismo feminino cresce com a digitalização no Brasil

Quanto aumentou a fortuna dos 10 homens mais ricos do mundo desde 2000?

Esta marca brasileira faturou R$ 40 milhões com produtos para fumantes

Esse bilionário limpava carpetes e ganhava 3 dólares por dia – hoje sua empresa vale US$ 2,7bi