Vale divulga balanço em meio a mudanças no conselho e "boom" do ferro
Mineradora deve mostrar um primeiro trimestre excelente, principalmente devido a aumentos na produção, forte demanda chinesa e aumento na cotação do minério
Victor Sena
Publicado em 26 de abril de 2021 às 06h00.
Última atualização em 26 de abril de 2021 às 07h14.
A mineradora Vale , uma das maiores empresas do país, divulga os resultados financeiros do primeiro trimestre nesta segunda-feira, após o fechamento do mercado financeiro. Assim como a Petrobras, as ações da companhia têm um forte peso no Ibovespa. A Vale está avaliada atualmente em 500 bilhões de reais.
A mineradora deve mostrar um primeiro trimestre excelente, principalmente devido aos aumentos na produção de ferro, à forte demanda chinesa e aumento na cotação do minério.
- Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.
A valorização do minério é consequência da alta demanda chinesa. O país vive uma aceleração econômica após a estagnação de 2020.
Na sexta-feira, investidores já apostavam no bom resultado financeiro e fizeram com que as ações da companhia subissem, ajudando no valor do Ibovespa no dia.
Segundo a agência de notícias Reuters, a mineradora Vale deverá registrar um significativo aumento nas receitas trimestrais quando publicar seu balanço.
A média das estimativas de cinco analistas para os resultados da empresa mostra expectativas de aumento de 87,4% na receita, para 13,124 bilhões de dólares, acima dos 7 bilhões de dólares vistos em igual período do ano passado, segundo dados da Refinitiv.
O balanço deste primeiro trimestre de 2021 também será divulgado em meio aos preparativos para a eleição do novo conselho da companhia, marcado para o próximo dia 30 durante uma assembleia geral extraordinária. São 16 candidatos para 12 vagas. A 13ª é uma indicação dos trabalhadores.
A Vale tem diversos investidores internacionais de peso. Conforme lista publicada pela Glass Lewis com os dez maiores investidores, a Capital Research tem quase 18% do capital.
Sozinha equivale a praticamente todo grupo de ex-controladores, com Previ, Bradespar, Mitsui, que somam 21% da empresa. BlacRock, nessa lista, aparece com 6,5%.