Vale divulga balanço em meio a mudanças no conselho e "boom" do ferro

Mineradora deve mostrar um primeiro trimestre excelente, principalmente devido a aumentos na produção, forte demanda chinesa e aumento na cotação do minério

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A mineradora Vale, uma das maiores empresas do país, divulga os resultados financeiros do primeiro trimestre nesta segunda-feira, após o fechamento do mercado financeiro. Assim como a Petrobras, as ações da companhia têm um forte peso no Ibovespa. A Vale está avaliada atualmente em 500 bilhões de reais.

A mineradora deve mostrar um primeiro trimestre excelente, principalmente devido aos aumentos na produção de ferro, à forte demanda chinesa e aumento na cotação do minério.

  • Quais são as tendências entre as maiores empresas do Brasil e do mundo? Assine a EXAME e saiba mais.

A valorização do minério é consequência da alta demanda chinesa. O país vive uma aceleração econômica após a estagnação de 2020.

Na sexta-feira, investidores já apostavam no bom resultado financeiro e fizeram com que as ações da companhia subissem, ajudando no valor do Ibovespa no dia.

Segundo a agência de notícias Reuters, a mineradora Vale deverá registrar um significativo aumento nas receitas trimestrais quando publicar seu balanço. 

A média das estimativas de cinco analistas para os resultados da empresa mostra expectativas de aumento de 87,4% na receita, para 13,124 bilhões de dólares, acima dos 7 bilhões de dólares vistos em igual período do ano passado, segundo dados da Refinitiv.

O balanço deste primeiro trimestre de 2021 também será divulgado em meio aos preparativos para a eleição do novo conselho da companhia, marcado para o próximo dia 30 durante uma assembleia geral extraordinária. São 16 candidatos para 12 vagas. A 13ª é uma indicação dos trabalhadores.

A Vale tem diversos investidores internacionais de peso. Conforme lista publicada pela Glass Lewis com os dez maiores investidores, a Capital Research tem quase 18% do capital.

Sozinha equivale a praticamente todo grupo de ex-controladores, com Previ, Bradespar, Mitsui, que somam 21% da empresa. BlacRock, nessa lista, aparece com 6,5%.

Leia outros destaques desta edição da Desperta

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.