Unipar divulga resultados de 2020 nesta quarta

Empresa petroquímica investiu em produção de cloro durante o ano de 2020; expectativa é de resultados que mostram crescimento positivo
 (Unipar/Divulgação)
(Unipar/Divulgação)
V
Victor Sena

Publicado em 17/03/2021 às 06:00.

Última atualização em 17/03/2021 às 06:31.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A petroquímica Unipar apresenta seus resultados financeiros de 2020 nesta quarta-feira. A empresa é a maior fabricante de cloro de América da Sul e é listada na bolsa de valores.

Em 2020, a empresa elevou em 15%, cerca de 1.000 toneladas, a produção de hipoclorito de sódio, base para a indústria de água sanitária.

Os dados consolidados do ano devem mostrar se a previsão da empresa que poderia haver mais necessidade do produtor foi confirmada e revertida em receita.

Ao longo do último ano, os dados mostraram um melhora positiva ao longo dos trimestres. As receitas fecharam o terceiro trimestre em 1,1 bilhão de reais. O mesmo período teve um EBITDA de 315 milhões e lucro de 156 milhões. 

A empresa, que tem três unidades produtivas, em Cubatão, Santo André e na Argentina, é também a segunda maior produtora de PVC (policloreto de vinila), produzindo, também, o hipoclorito de sódio, ácido clorídrico, além do dicloroetano e o monocloreto de vinila, ambos utilizados exclusivamente na produção do PVC.

Os produtos da Unipar são insumos para as indústrias têxteis, de papel e celulose, alimentos, bebidas, remédios, construção civil, desinfetantes e tratamento de água, dentre outros.