Protex, da Colgate: sabonete vai enfrentar a concorrência da Unilever (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h38.
São Paulo - A Unilever vai lançar mais um produto para fortalecer seu portfólio de 25 marcas. Em julho, chega ao Brasil o sabonete antibacteriano Lifebuoy, que será concorrente do Protex, fabricado pela Colgate. É o primeiro produto na linha antibacteriana da empresa anglo-holandesa no país. A informação é do presidente da Unilever do Brasil, Kees Kruytoff.
O Lifebuoy, criado em 1895 na Inglaterra, é o mais vendido no mundo entre os antibacterianos. O sabonete foi criado pelos irmãos William Hesketh e James Lever, que uniram suas operações com a holandesa Margarine Unie e originaram a Unilever em 1930 -- mesmo ano em que a empresa chegou ao Brasil.
Comercializado em 34 países da Europa, África e Ásia, o Lifebuoy chamou a atenção da unidade brasileira da Unilever por ter como missão levar a importância da higiene para 5 bilhões de pessoas até 2015 por meio de programas educacionais e promoções.
Os investimentos e o público-alvo ainda não foram divulgados. As redes de varejo que comercializarão o produto estão em definição.
Segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado brasileiro de produtos para o banho movimentou 2,19 bilhões de dólares em 2008, atingindo a segunda colocação no ranking mundial num salto de 34% em relação ao ano anterior. A liderança se manteve com os Estados Unidos, que soma 16,8% do mercado mundial e 4,86 bilhões de dólares em faturamento. Lá, no entanto, o crescimento foi tímido: apenas 1,53%.
A Abihpec afirma que, de todas as categorias de produtos que compõem a linha banho, a de sabonetes líquidos será o grande destaque para o próximo ano. "O motivo é a pandemia pelo vírus H1N1 criou um novo grupo de consumidores preocupados com a lavagem de mãos, especialmente com produtos comprovadamente antissépticos", afirma a Associação em estudo.
O Lifebuoy será lançado nas versões barra e líquida: No segmento de barras, a Unilever tem quase 31% do mercado. Em líquidos, a empresa detém uma fatia de 24,4%. Kruytoff participou, nesta quinta-feira (10/6), de um fórum sobre sustentabilidade promovido pela Unilever em parceria com a marca EXAME.