Um halloween dos heróis
Nos Estados Unidos, os pais já começam a estocar doces e arrumar as fantasias das crianças. Mas este ano é provável que os americanos vejam diferenças nos personagens: é a primeira vez em 11 anos que a venda de fantasias de super-heróis ultrapassaram as de princesas, segundo a Federação Nacional de Varejistas (NRF). O órgão […]
Da Redação
Publicado em 20 de outubro de 2016 às 20h56.
Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h55.
Nos Estados Unidos, os pais já começam a estocar doces e arrumar as fantasias das crianças. Mas este ano é provável que os americanos vejam diferenças nos personagens: é a primeira vez em 11 anos que a venda de fantasias de super-heróis ultrapassaram as de princesas, segundo a Federação Nacional de Varejistas (NRF). O órgão espera que o resultado do Halloween seja de 3,1 bilhões de dólares e que 67% dos participantes das festas comprem fantasias novas.
O dado pode apontar para uma tendência que está se formando nos tempos modernos: as crianças estão deixando de ver o papel de princesas como desejável e adotando personagens mais ativos, como super-heróis. Mesmo as fantasias de princesa que continuam vendendo bem são personagens com personalidade mais ativa e independente, como Anna e Elsa de Frozen. A s fantasias relacionadas ao filme aparecem em 7º lugar na lista da NRF.
Frozen, que foi lançado em 2013, teve personagens recordistas nas vendas de fantasias. No mesmo ano, a empresa de mídia e entretenimento Disney, que detém os direitos tanto do filme Frozen como de super-heróis vinculados à produtora Marvel, faturou cerca de 40,9 bilhões de dólares só com o licenciamento de marcas, acima do que havia vendido em anos anteriores.
Além de Elsa e Anna, outros filmes parecem influenciar as fantasias, e os hábitos de consumo, das crianças e adolescentes. Fantasias de Batmans, Homens-Aranha e de personagens do filme Guerra nas Estrelas aparecem nas mais pedidas. A última trilogia de Batman, das produtoras D.C. e Warner, faturou quase 2,5 bilhões de dólares.Os dois filmes do grupo de heróis conhecidos como Os Vingadores, que contam com Thor, Capitão América, Viúva Negre e Homem-Aranha, tiveram uma bilheteria de mais de 3 bilhões em todo mundo. Não é à toa que os americanos irão ver mais capas na rua no dia 31.