Negócios

Três anos depois de sair da Venezuela por causa da hiperinflação, Zara vai voltar ao país

Depois de primeira reabertura, operadora da franquia avaliará se fará sentindo abrir mais lojas no país

Loja da Zara na Venezuela: depois de três anos, empresa reabrirá lojas no país  (Manaure Quintero/Bloomberg)

Loja da Zara na Venezuela: depois de três anos, empresa reabrirá lojas no país (Manaure Quintero/Bloomberg)

Bloomberg
Bloomberg

Agência de notícias

Publicado em 20 de janeiro de 2024 às 09h03.

A gigante varejista de moda Zara está voltando à Venezuela à medida que os gastos do consumidor se recuperam após o país controlar a hiperinflação.

O operador de franquias local, Grupo Futura, terá sua primeira loja em funcionamento em um shopping de luxo de Caracas antes de julho, segundo a controladora da Zara, a Industria de Diseno Textil, Inditex. A empresa encerrou suas operações no país em 2021, depois que a hiperinflação e uma recessão econômica de sete anos afetaram a demanda no varejo.

Outras marcas da Inditex, Bershka e Pull & Bear, também deixaram o país em 2021. A Inditex é de propriedade de Amancio Ortega, a personalidade mais rica da Espanha, com uma fortuna de 84 bilhões de dólares.

Retomada acontece com controle de inflação na Venezuela

A retomada das operações da Zara ocorre à medida que os venezuelanos gradualmente recuperam seu poder de compra, após a generalização da dolarização conter a inflação, e o alívio das sanções dos Estados Unidos permitir um aumento nos investimentos.

De acordo com previsões do Fundo Monetário Internacional, a economia deverá expandir 4,5% este ano, superando países como Colômbia, Peru, México e Chile.

Novas reaberturas serão analisadas

O operador de franquias Grupo Futura avaliará ao resultado da reabertura da primeira loja antes de expandir gradualmente, disse a a diretora da Câmara Venezuelana de Centros Comerciais, Claudia Itriago.

A administração do presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou um acordo com a Venezuela em outubro para suspender algumas sanções em troca de compromissos de eleições mais justas em 2024.

O presidente Nicolás Maduro deve buscar um terceiro mandato nas eleições deste ano, embora esteja bastante atrás da líder da oposição, María Corina Machado, nas pesquisas.

Acompanhe tudo sobre:ZaraVenezuela

Mais de Negócios

Nestlé fecha parceria para colocar Kit Kat nas lojas da Brasil Cacau

Da mineração ao café: as iniciativas sustentáveis da Cedro para transformar a indústria

Shopee inaugura seu primeiro centro logístico em Manaus

Ex de Bezos doou US$ 2 bilhões em 2024 — valor total nos últimos anos chega a US$ 19,3 bi