Transferência de Neymar para PSG deve bater recorde de € 222 mi
Segundo seu empresário, o jogador se despediu de seus companheiros de equipe no Barcelona após anunciar ao elenco que deixará o clube
Reuters
Publicado em 2 de agosto de 2017 às 13h13.
Última atualização em 2 de agosto de 2017 às 15h53.
Madri - A transferência recorde de 222 milhões de euros de Neymar para o Paris Saint-Germain está perto de ser concluída, disse nesta quarta-feira o empresário do jogador, após o Barcelona ter confirmado que o atacante não permanecerá na equipe.
"Eles (PSG) vão pagar a cláusula (rescisória de 222 milhões de euros) do Neymar hoje para que ele possa ser apresentado no fim de semana", disse o empresário Wagner Ribeiro à rádio espanhola Cadena COPE. "Eles (Neymar e o pai) estão voando agora."
Neymar se despediu mais cedo nesta quarta-feira de seus companheiros de equipe no Barcelona após anunciar ao elenco que deixará o clube. O atacante chegou ao centro de treinamento do clube pela manhã e comunicou aos jogadores que irá para o PSG, de acordo com a rádio catalã RAC1.
O Barcelona posteriormente confirmou que Neymar, que foi contratado em 2013 junto ao Santos, havia dado adeus a seus companheiros e que o time o autorizou a não participar do treinamento.
"O jogador Neymar Jr., acompanhado por seu pai e empresário, informou ao FC Barcelona nesta manhã de sua decisão de deixar o clube em uma reunião realizada na sede do clube", disse o Barcelona em um comunicado.
"Ante esse posicionamento, o clube lhes comunicou que os envia a cláusula de rescisão de seu conrato em vigor, que desde 1 de julho é de 222 milhões de euros, e que deverá ser paga em sua totalidade", acrescentou.
A despedida de Neymar representará o fim de uma parceria de quatro anos com o argentino Lionel Messi, que reagiu à iminente transferência do colega com uma publicação em sua conta no Instagram: "Foi um grande prazer ter compartilhado esses anos com você, meu amigo Neymar. Desejo muito sorte nesse novo estágio da sua vida".
A saída do atacante de 25 anos foi confirmada após semanas de especulações sobre uma provável transferência para o Paris Saint Germain.
O jogador tem uma cláusula de rescisão de contrato fixada em 222 milhões de euros, depois de ter renovado contrato em outubro do ano passado com o Barça até 2021.
Um porta-voz do PSG não quis comentar. O clube francês é um dos mais ricos do mundo, após ter sido comprado em 2012 pelo Qatar Sports Investments, um braço do fundo soberano do Catar -- país que receberá a Copa do Mundo em 2022.
Considerado um dos melhores jogadores do mundo, Neymar terminou em terceiro lugar no prêmio Bola de Ouro de 2015, após ajudar o Barcelona na conquista dos títulos da Liga de Campeões, Liga espanhola e Copa do Rei.
Nas duas temporadas seguintes Neymar conquistou mais um Espanhol e duas Copas do Rei, somando um total de 105 gols em 186 partidas pela equipe catalã.
A imprensa europeia tem dito que Neymar está negociando um contrato de seis anos avaliado em mais de 550.000 euros por semana.
O atacante fora contratado do Barcelona junto ao Santos por 57,1 milhões de euros em 2013, apesar de mais tarde ter sido revelado que o custo total da negociação chegou perto de 100 milhões de euros.