Toshiba espera que lucro de divisão de chips supere estimativas
Conglomerado tem apostado em uma forte performance em semicondutores, conforme busca se recuperar após um escândalo contábil
Reuters
Publicado em 16 de dezembro de 2016 às 10h15.
Última atualização em 16 de dezembro de 2016 às 15h20.
A Toshiba espera que a divisão de chips e dispositivos da empresa, a maior angariadora de lucros, supere a estimativa anual de ganhos devido à taxas monetárias favoráveis e forte demanda por chips de memória flash, disse à Reuters o chefe da divisão.
O conglomerado tem apostado em uma forte performance em semicondutores, conforme busca se recuperar após um escândalo contábil de 1,3 bilhão de dólares no ano passado.
A empresa é a segunda maior fabricante de chips de memória flash NAND, depois da gigante de tecnologia Samsung Electronics.
"É altamente provável que o lucro da divisão supere as estimativas atuais", disse o vice-presidente-executivo sênior Yasuo Naruke, responsável pela divisão, em entrevista à Reuters nesta sexta-feira.
A Toshiba estimou no mês passado que a divisão irá gerar um lucro operacional de 130 bilhões de ienes (equivalentes a 1,1 bilhão de dólares) no ano fiscal encerrado em março.
O valor corresponde à maior parte do lucro geral da empresa, estimado em 180 bilhões de ienes.
O iene recuou 11 por cento ante o dólar desde a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, impulsionando os ganhos dos exportadores japoneses.
Os pedidos de chips de memória flash NAND de fabricantes de smartphones da China também aumentaram.
Naruke também disse que a Toshiba espera investir cerca de 1 trilhão de ienes em seu negócio de chips de memória flash nos próximos três anos a partir de abril de 2019, uma alta ante os 860 bilhões de ienes previstos para os três anos anteriores.