Negócios

Telefonica fecha contrato para oferecer 4G na Espanha

Operadora assinou acordo com Yoigo para uso de frequências rápidas de Internet em troca de acesso a seus ativos de banda larga

Telefonica: companhia é a única operadora da Espanha que não oferece serviço de Internet 4G (Angel Navarrete/Bloomberg)

Telefonica: companhia é a única operadora da Espanha que não oferece serviço de Internet 4G (Angel Navarrete/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2013 às 16h28.

Madri - A Telefonica, maior operadora de telefonia da Espanha, assinou nesta quinta-feira um acordo com o quarto maior provedor do país, o Yoigo, para uso de frequências rápidas de Internet em troca de acesso a seus ativos de banda larga.

A Telefonica, a única operadora da Espanha que não oferece serviço de Internet 4G, poderá ter completo uso do espectro da Yoigo, enquanto esta poderá agora competir em um mercado atrativo de serviços de linhas fixas e celulares.

O acordo deve ser concluído no quarto trimestre e também inclui contratos que garantem à Yoigo acesso às redes 2G e 3G da Telefonica em áreas do país onde a empresa não teria cobertura até 2016, segundo comunicados das empresas.

No entanto, o acordo incomodou a terceira maior operadora do país, a Orange Spain, que pediu para competidores e autoridades revisarem o negócio. O regulador espanhol do setor de telecomunicações não comentou.

Telefonica e Yoigo afirmaram que também venderam torres de celular para a empresa de infraestrutura Abertis por 385 milhões de euros (511 de milhões de dólares).

A Telefonica não conseguiu lançar o serviço 4G no país até agora porque não contava as frequências necessárias. A empresa informou que pretende construir sua própria rede de Internet de quarta geração na Espanha quando for possível.

Acompanhe tudo sobre:4GEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasInternetServiçosTelecomunicaçõesTelefoniaTelefônica

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame