Negócios

Telco oficializa saída de acionistas, diz Anatel

João Rezende afirmou nesta terça-feira que o órgão regulador recebeu comunicações da Telco


	TIM: os sócios serão incorporados no capital da Telecom Itália
 (Marc Hill/Bloomberg)

TIM: os sócios serão incorporados no capital da Telecom Itália (Marc Hill/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2014 às 11h55.

Brasília - O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, afirmou nesta terça-feira, 15, que o órgão regulador recebeu comunicações da Telco, que controla a TIM no Brasil, informando de sua dissolução e da incorporação dos seus sócios no capital da Telecom Itália.

"A Anatel precisa dar a anuência para essa alteração societária, mas o processo ainda será analisado pela área técnica", afirmou Rezende.

Segundo ele os bancos italianos Mediobanca e Intesa Sanpaolo e a seguradora Generali já apresentaram a documentação à Anatel, mas a Telefônica ainda não protocolou nenhum documento no órgão. A empresa espanhola - que controla a Vivo - passaria a ser a maior acionista individual da Telecom Itália.

Em setembro do ano passado, a Telefônica fechou um acordo de 324 milhões de euros par aumentar sua fatia na Telco com a possibilidade de ampliar seu poder de voto na empresa italiana, mas o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) barrou a operação devido ao seu potencial de prejudicar o mercado brasileiro, uma vez que Tim e Vivo passariam a pertencer ao mesmo grupo econômico.

Na decisão de dezembro do ano passado, o Cade multou a Telefônica em R$ 15 milhões e deu 18 meses para que a empresa busque um novo sócio para a Vivo ou venda a participação adquirida na Telco. Depois dessa decisão, a venda da TIM no Brasil passou a ser especulada pelo mercado.

Acompanhe tudo sobre:3GAnatelEmpresasEmpresas abertasEmpresas italianasOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTIM

Mais de Negócios

Startup de Ilhéus quer ser 'consultor financeiro' das hotelarias e já movimentou R$ 1 bilhão

Como o 'Gordon Ramsay' da Coreia do Sul se tornou um dos chefs mais ricos do mundo

Aqui vão três dicas para você mandar bem no seu currículo, segundo o criador do robô que vai ler ele

Uma tecnologia criada em Pernambuco quer ser o Tinder das startups e fundos de investimento